Acesse nosso portal

Intersetorialidade.jpg

Você sabe o que é Terceiro Setor? Com certeza de alguma forma você já teve contato, contribuiu ou usufruiu de alguma atividade ligada a organizações deste tipo.

Em resumo, elas são organizações privadas que tem como objetivo atender demandas da coletividade e não possuem objetivos de lucro.

Você participa de alguma igreja, sindicato, partido político ou já visitou alguma instituição de longa permanência para idosos ou crianças? Já integrou eventos promovidos por ONGs (Organizações Não Governamentais) ou fez alguma atividade junto a APAE ou ainda Associações voltadas a Portadores de HIV, Câncer, dependentes químicos? Se você respondeu sim para alguma das perguntas acima, então já vivenciou atividades do Terceiro Setor!

E para que elas servem?
As ONGs complementam atividades e compromissos que são de responsabilidade do Poder Público (União, Estados e Municípios), mas que esses não conseguem cumprir 100%. Então é aí que uma pessoa ou um grupo se sensibiliza com uma causa e então se organiza para formar uma organização do Terceiro Setor.

prestações-de-contas-no-Terceiro-Setor-confiança1-1.png

E como estas entidades se mantêm?
Elas dependem basicamente de doações do setor privado (pessoas físicas e jurídicas), trabalho voluntário, eventos e recursos do Poder Público.

Para conseguirem estes recursos, precisam cumprir todas as exigências estipuladas para cada tipo de repasse. Aliás, essas exigências estão relacionadas à comprovação da utilização correta dos recursos, da transparência das atividades, do correto controle administrativo financeiro, o cumprimento das normas contábeis pertinentes ao tipo de organização e a correta prestação de contas.

E é aí que entra o contador!

Ele é muito fundamental para garantir a continuidade das ONGs, dando subsídio aos demais profissionais na elaboração de toda documentação contábil, cumprindo os prazos e as obrigações fiscais e normativas, auxiliando a prestação de contas e a gestão adequada dos recursos, geralmente tão escassos e difíceis de conquistar.

Nos últimos anos, a contabilidade do Terceiro Setor está evoluindo e muito, se adequando às normas internacionais de contabilidade, necessidades de maior controle, melhor visão dos resultados dos projetos, transparência e até mesmo no convencimento das pessoas que contribuem para as instituições.

Para o profissional contábil, as oportunidades de trabalho se ampliam neste e em outros setores, uma vez que todas as empresas, sejam elas do terceiro setor (ou não), precisam se organizar para melhorar seu desempenho.

Por outro lado, também é uma maneira de devolver para a sociedade os benefícios que ela nos proporciona e contribuir de alguma forma para melhorar o meio em que vivemos.

Que responsa, não?

Topics: Ciências Contábeis, contabilidade, terceiro setor, ciências contábeis no terceiro setor

Maria Lúcia Ribeiro da Costa

Written by Maria Lúcia Ribeiro da Costa

Professora do curso de Ciências Contábeis

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog