Quero começar este post fazendo uma afirmativa que sempre utilizo em sala de aula.
Mas após esta afirmação, vem sempre a pergunta: Mas, como assim, professora? Se ela faz muitas contas, então ela é uma ciência exata, não é?
Sim, as Ciências Contábeis são sociais!
Não é bem assim. Sim, ela faz cálculos, mas para avaliar o impacto da ação dentro de um contexto social.
Vixe, agora complicou! Mas, vamos lá?
A Ciência Contábil não é uma Ciência Exata, pois os números, as fórmulas, os cálculos, são instrumentos para avaliar o impacto da ação do homem sobre os patrimônios, um conjunto de bens, direitos e obrigações.
Ela está, juntamente com a Ciência Econômica e a Administração, na casa do saber humano denominado de Ciências Sociais Aplicadas. Você já ouviu falar?
Percebemos que a confusão geralmente está no fato da Contabilidade utilizar-se do conhecimento da Matemática, da Estatística, dentre outras numerosas ciências para informar com precisão as organizações sobre o reflexo de suas ações sobre o patrimônio e o impacto direto no meio social.
E mais: a informação contábil-financeira é tida como a mais útil para investidores, credores por empréstimos, à sociedade, como fonte segura para tomada de decisões, pois possibilita material explicativo e abre caminhos para a construção de estratégias que assegurem o futuro sólido das entidades.
Que responsa, não?
E aí, que tal Ciências Contábeis?