contabilidade no terceiro setor.jpg

Olá pessoal, tudo bem?

Quando pensamos em 'Terceiro Setor', muitas vezes relacionamos apenas as entidades que fazem o bem para a sociedade carente de necessidades.

Pois bem, vocês sabem o verdadeiro conceito de Terceiro Setor?

Trata-se de entidades sem fins lucrativos, de Direito Privado e que existem para cobrir as ineficiências do Estado, ou seja, o que o Estado não consegue oferecer para a sociedade, essas entidades oferecem, podendo exercer atividades de assistência social, saúde, educação entre outras.

Até então, muitos profissionais da área contábil e profissionais de outras áreas, acabam refletindo da seguinte forma: Se são entidades sem fins Lucrativos, por quê se falar em Contabilidade?

A Contabilidade é a principal ferramenta que cuida do patrimônio de toda empresa para tomada de decisão e responsável por gerar as informações ao público externo.

Vocês podem pensar: esse é o conceito de Contabilidade, mas, por quê as entidades precisam ter essa Contabilidade?

contabilidade financeira.jpg

As Entidades sem Fins Lucrativos são alimentadas financeiramente por doações, devendo esse dinheiro ser aplicado nas suas atividades. Portanto, todos que 'investem' nessas entidades, querem um retorno sobre onde os recursos estão sendo aplicados.

E não são apenas os usuários que querem esse retorno. O governo também exige que essas entidades mantenham toda a Contabilidade em dia, com seus demonstrativos e suas Obrigações Acessórias, visto que são beneficiadas por Imunidade e Isenção. Logo, é por meio da Contabilidade que se busca a Transparência Contábil.

Interessante, não é mesmo?

E vocês, sabiam de todas essas informações?

Que tal aprofundarmos mais nesse segmento da Contabilidade? Estou disponibilizando pra vocês um artigo que produzi e que aborda mais sobre o assunto.

Quero ver o artigo!

Até a próxima!

Topics: aluno de ciências contábeis trabalha na área, ciências contábeis e o terceiro setor, terceiro setor e as ciências contábeis

Giovanna Gonsalves