Acesse nosso portal

shutterstock_400368817.jpg

Quero começar este post fazendo uma afirmativa que sempre utilizo em sala de aula. 

Mas após esta afirmação, vem sempre a pergunta: Mas, como assim, professora? Se ela faz muitas contas, então ela é uma ciência exata, não é?

Sim, as Ciências Contábeis são sociais!



Não é bem assim. Sim, ela faz cálculos, mas para avaliar o impacto da ação dentro de um contexto social.

Vixe, agora complicou! Mas, vamos lá?

A Ciência Contábil não é uma Ciência Exata, pois os números, as fórmulas, os cálculos, são instrumentos para avaliar o impacto da ação do homem sobre os patrimônios, um conjunto de bens, direitos e obrigações.

Ela está, juntamente com a Ciência Econômica e a Administração, na casa do saber humano denominado de Ciências Sociais Aplicadas. Você já ouviu falar?

Percebemos que a confusão geralmente está no fato da Contabilidade utilizar-se do conhecimento da Matemática, da Estatística, dentre outras numerosas ciências para informar com precisão as organizações sobre o reflexo de suas ações sobre o patrimônio e o impacto direto no meio social.

E mais: a informação contábil-financeira é tida como a mais útil para investidores, credores por empréstimos, à sociedade, como fonte segura para tomada de decisões, pois possibilita material explicativo e abre caminhos para a construção de estratégias que assegurem o futuro sólido das entidades.

Que responsa, não?

E aí, que tal Ciências Contábeis?

Contador é o profissional para Imposto de Renda

Topics: ciências sociais, números, ciência social, Ciências Contábeis, tomada de decisões, contas

Maria Cecilia Palácio Soares

Written by Maria Cecilia Palácio Soares

Professora do curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog