intercambio.jpg

Você sabia que o mercado de trabalho valoriza cada vez mais os profissionais que tiveram experiências fora do Brasil?

A experiência do intercâmbio é um grande diferencial no currículo de um estudante e futuro profissional.

Você conhece alguém que já teve uma experiência internacional?

O advogado Murilo Lorençoni nos conta um pouco de sua experiência na Universidade de Coimbra, em Portugal. Vamos lá?

"Estive na Universidade de Coimbra (Portugal) por 6 meses no ano de 2015, quando cursei as matérias de Sociologia, Teoria Geral do Direito Civil e Constitucional.

Coimbra foi uma das experiências mais incríveis que vivenciei. Estar em contato com uma nova cultura ou ainda diferentes pessoas foi um ganho pessoal sem tamanho.

10978581_945979948755238_9165047202986322780_n.jpg

Quem vai a Coimbra nunca mais volta da mesma forma. Além do ganho pessoal, a experiência acadêmica é muito rica e com certeza agregou (e muito) no meu curriculum. Aliás, me abriu muitas portas no âmbito profissional.

Um intercâmbio é sempre mais do que uma viagem, é uma jornada de autoconhecimento.

Nesse sentido, a Universidade de Coimbra é o destino perfeito devido a sua carga histórica, cultural e tradição acadêmica.

A viagem vem acompanhada de um grande esforço do intercambiário, que tem que lidar com a distância da família, um volume alto de estudos e aprendizados, costumes locais, adaptação a uma nova realidade e a comunicação em um local diferente.

Ele conta ainda da sua moradia na cidade de Coimbra:

"Morei em uma típica casa para estudantes estrangeiros, onde conheci cerca de 30 pessoas de diversos locais do mundo. Até hoje tenho contanto com os amigos que fiz lá.

11021328_956529387700294_1974236580283443204_o.jpg

Todos nós passamos pelos mesmo ‘perrengues’, desde aprender a cozinhar, fazer compras e principalmente, tentar se localizar. Parece assustador para quem está passando por todas essas novidades, mas quando se está lá e encontra pessoas passando pelos mesmos desafios, certamente uma laço muito forte é criado".

Mas, todos os desafios são imensamente recompensados na hora de voltar ao Brasil e procurar um emprego. Ao contar que você fez intercâmbio, muitas portas se abrem!

Por isso, se você está em dúvida entre fazer ou não um intercâmbio, saiba que essa experiência envolve além do ganho de conhecimentos técnicos: a adaptação a novos ambientes, flexibilidade em relação a novos costumes ou culturas, chance de aprender e praticar novos idiomas, além da possibilidade de fazer amizades e ter contatos profissionais relevantes, que você levará consigo para o resto de sua vida.

Estude diferentes modelos de intercâmbio, veja qual se encaixa melhor em suas necessidades, além é claro do orçamento e não perca a oportunidade de viver uma experiência única e completamente diferente, que ajudará você a crescer não apenas profissionalmente, mas também como pessoa!

Topics: experiência internacional, internacional, intercâmbio

Larissa Costa

Written by Larissa Costa