shutterstock_360047027.jpg

O que você procura na escolha da sua carreira profissional?

Que tal um campo de atuação amplo e repleto de oportunidades de concursos públicos?

Esse é o mercado que o curso de Direito apresenta!Aliás, falando em concursos, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a atuação do Defensor Público.

As normas jurídicas e o sistema judiciário foram criados para tornar mais justa a vida das pessoas. Por isso, a busca por justiça não é um benefício restrito aos que podem pagar por advogados particulares. Para isso, foi criada a Defensoria Pública.

Podemos dizer então que ela é a instituição jurídica mais nova no Brasil!

Os defensores públicos são responsáveis por orientar e defender os direitos e interesses daqueles que não podem pagar por advogados particulares, nas mais variadas áreas.

As atribuições do defensor público são amplas, reunindo desde a assistência jurídica na área cível como orientações e ações judiciais em acidentes de trânsito, ou ações relacionadas ao direito de família, como em casos de divórcio, direitos dos consumidores e questões previdenciárias.

Suas funções também perpassam pela defesa criminal dos cidadãos acusados da prática de algum crime e pela assistência a grupos socialmente vulneráveis, como a criança e o adolescente, a mulher vítima de violência doméstica ou ainda a pessoa com deficiência e o idoso.

Além do preparo intelectual, com vasto conhecimento nas leis e teorias do mundo jurídico, o defensor público precisa apresentar sensibilidade e profunda formação humanística, já que lida diariamente com problemas graves da vida dos cidadãos, sendo assim, um agente de grande relevância na transformação da sociedade, prezando sempre pela garantia da igualdade de todos perante a lei.

Aliás, as exigências para exercer o cargo de Defensor Público, podem mudar dependendo do Estado que realiza o concurso, mas de forma geral você deverá ser bacharel em Direito, estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil na data de posse, estar em dia com as obrigações eleitorais, não ter antecedentes criminais e apresentar 2 anos de atuação profissional na área jurídica.

Ah! E a remuneração inicial do cargo, atualmente, é de mais de R$ 18 mil no Estado de São Paulo.

Está bom para você?

Vem para o Direito, você também!

Toledo Prudente aprova mais de 80% no Exame da OAB

Topics: Direito, Concursos, defensor público, oportunidades no Direto, defensoria pública

Larissa Costa

Written by Larissa Costa