direito-1-1.jpg

Está próximo ao vestibular e ainda está em dúvida sobre qual curso escolher?

Nesse mar de opções você já pensou em cursar a faculdade de Direito? Entre tantas opções por que essa se destacou para você? Será que esse é o curso certo?

Realmente não é uma tarefa fácil. Por isso é importante analisar suas habilidades e áreas de interesse. Vamos dar uma olhada nas dicas de hoje para que você tenha certeza de que a graduação em Direito é a que melhor se encaixa no seu perfil.

Para isso que tal 3 perguntinhas, buscando direcionar com segurança a sua escolha?

1 – Durante o ensino médio quais as matérias mais te interessavam?

Pode parecer uma pergunta muito simples, será que a partir das minhas habilidades e interesses eu consigo escolher a minha área de atuação? Sim! Sabendo o que eu gosto, já temos um bom norte! Se durante a escola, você sempre se identificou com as matérias de humanas, como filosofia, história, sociologia, atualidades, talvez isso pode indicar um bom caminho para o curso de Direito. As indagações e a leitura essenciais para essas matérias também estão presentes no curso de Direito, por isso a leitura além de ser um hábito, deve ser um momento de prazer, pois ela será sua companheira por todos os anos de estudo!

2- Diante das situações cotidianas de injustiça, você pensa em ajudar outras pessoas?

O perfil do profissional do Direito vai além do conhecimento técnico e jurídico das leis e institutos jurídicos. É preciso uma formação humanística que aproxime o jurista dos problemas que afetam toda a sociedade. Seu conhecimento deve ser usado sempre para o bem e em benefício de quem precisa. Isso não quer dizer que você terá um salário, mas o dinheiro nunca pode ser determinante na escolha da sua profissão.

3- Você gosta de debater suas ideias?

Se você é do tipo questionador, e que no dia-a-dia gosta de expor suas ideias e opiniões sobre tudo que acontece a nossa volta, pode ser um ponto positivo na escolha da a carreira jurídica. O profissional do Direito precisa estar sempre atento aos problemas humanos, e pensar a partir dos conceitos que aprende na faculdade, a melhor maneira de defender seu cliente. Tudo de acordo com as leis!!

Já viu que a timidez e a dificuldade de falar em público pode ser um obstáculo. Por isso se solte! Assim você consegue expor suas ideias com clareza e segurança. Com uma boa argumentação e paixão pelo estudo jurídico você tem grandes chances de se tornar um jurista de sucesso.

Sabendo do que você gosta e de suas habilidades, você pode definir melhor a escolha do seu curso.

E aí, depois dessas dicas, você acha que tem perfil para o Direito?

Topics: Direito, tenho aptidão para Direito, curso de direito, como saber se o curso de Direito é o certo

Larissa Costa

Written by Larissa Costa