menor21462209045.jpg

O post de hoje traz uma divertida curiosidade do mundo jurídico e que desperta a atenção especialmente quem (ainda) não é da área do Direito.

Entre os ramos da área jurídica, temos o que cuida do estudo dos crimes, analisando a conduta de quem pratica um. Esse é o Direito Penal.

Provavelmente, a maior parte das pessoas quem entram na Faculdade de Direito, já pensando em se especializar na área criminal, gosta de assuntos ligados a investigações.

De fato, essa é uma área apaixonante! Mas, antes de escolher a carreira, é preciso saber exatamente o que é Direito Penal, na teoria e na prática, certo?

Primeiro de tudo, enquanto advogado criminal, saiba que você não será sempre o herói da história, muito menos o responsável por julgar aqueles que contrariam as leis.

Atuar como advogado criminalista significa, muitas vezes, possibilitar o direito a uma defesa ampla, pois o que está em jogo é a liberdade de alguém.

Por isso, mesmo que seja comprovado que alguém cometeu um crime, ele tem direito a ter um advogado para defendê-lo.

56668.jpg

Para isso, são estudadas e utilizadas várias técnicas para se ter um sistema jurídico imparcial em todos os casos, o que exige que o advogado da área criminal tenha muito conhecimento e não se prenda a pré-julgamos da sociedade.

Na faculdade de Direito quando estudamos os crimes, a ligação com exemplos práticos se torna fundamental, até para tornar mais didático e compreensível aos estudantes.

Mas qual nome damos aos agentes que praticam crimes, dentro dos exemplos da sala de aula?

Para quem estuda Direito Penal, muito provavelmente vai ouvir falar destes nomes: Tício, Caio, Semprônio e Mévio.

Mas, você sabe a origem destes nomes?

Eles provêm do italiano e significam o “Fulano, Beltrano e Sicrano”, na forma não culta da nossa língua portuguesa. Já Mévio remete a uma pessoa maliciosa.

Durante a faculdade, logo que vemos os conceitos iniciais ligados ao crime, podemos observar que são inúmeras as possibilidades de carreira a se seguir no Direito Penal.

Mas além de conhecer bem a lei penal, você também precisará se familiarizar com temas atuais, como o terrorismo, o crime organizado, crimes ambientais, crimes digitais, corrupção, entre outros temas.

Apaixonante, não?

Até a próxima semana!