Você gosta de assistir filmes e séries?
Acompanhando estas produções de TV e cinema, vemos que a ficção e realidade muitas vezes se misturam, podendo influenciar até mesmo na sua escolha profissional.
Em muitos filmes de faroeste você já deve ter visto a figura do xerife. E aí, já se imaginou ocupando este cargo? Que tal trabalhar para manter a ordem, além de investigar crimes?
É, acredito que você se interesse pela carreira de Delegado de Polícia. Vem que te conto um pouco mais!
No Brasil, não temos a figura do xerife e longes das telinhas do cinema, a atuação do delegado exige dedicação e coragem.
As funções profissionais de um delegado incluem a condução do inquérito policial, reunindo as provas para que o Ministério Público possa oferecer a denúncia contra os suspeitos do crime; assim como coordenar operações policiais, administrar a delegacia, tomar depoimentos e interrogatórios de acusados e testemunhas do crime; realizar prisões e outras funções.
Para se tornar delegado, você precisará cursar uma faculdade de Direito e, depois realizar o concurso público especifico para essa carreira, que exige muito esforço e estudo.
Para se fazer justiça, é preciso se atualizar, acompanhando as mudanças nas leis. Aliás, conhecimento jurídico é fundamental ao delegado de polícia!
O processo de seleção também inclui a avaliação da capacidade física para exercer as funções de delegado.
E o salário? Ele poderá variar conforme o Estado de atuação do profissional, mas vai de R$ 7 mil a R$ 14 mil.
Sua aprovação no concurso representará apenas o início da construção da história de um delegado de polícia, mas para isso é necessário empenho para desenvolver as técnicas e conhecimentos no exercício da função.
Topics: delegado, delegacia de polícia, quero ser delegado, profissão delegado, delegada
Written by Larissa Costa
Estagiária Docente do Curso de Direito