Blog de Direito

Quero ser Juiz de Direito e agora?

Written by Larissa Costa | 7/jun/2017 19:13:55

Muitos jovens escolhem o curso de Direito em razão da grande oferta de concursos públicos.

E falando em concursos, sem dúvida nenhuma, muitos pensam em seguir a carreira de Juiz de Direito.

Mas, será que todos sabem o que faz um juiz? Quais são suas responsabilidades?

Para começar a trilhar o caminho que o levará a essa carreira, você precisará ter o diploma de bacharel em Direito e a partir daí, todas as matérias que você estudou durante os 5 anos de faculdade, deverão ser revisadas e aprofundadas.

Isso mesmo! Se você tem a intenção de ingressar na magistratura, você deve preparar-se para uma rotina de estudos intensa, já que o processo de seleção é rigoroso e exige pleno domínio das teorias do mundo jurídico.

Você deve aliar os estudos, com a atuação profissional, já que para assumir o cargo, precisará ter no mínimo, três anos de experiência em atividades jurídicas.

Normalmente, estes anos são exercidos como advogado, entretanto, o aprimoramento dos seus conhecimentos também é computado, por isso você pode fazer um curso de pós–graduação ou até mestrado.

No início da carreira, após ser aprovado no concurso público, o profissional começa como juiz substituto, atuando em conjunto com o juiz titular para adquirir experiência. Um juiz deixa de ser substituto quando é promovido, podendo chegar a desembargador do Tribunal de Justiça.

Você gosta de agito?

O juiz elabora sentenças, faz audiências, recebe as pessoas buscando sempre resolver os conflitos com base na lei. Assim, a formação humanística do magistrado é muito importante, pois ele vai trabalhar diariamente com problemas angustias, perdas e situações de conflito de muitas pessoas.

Por isso costumo dizer que a magistratura se destina aqueles com vocação, que buscam o ideal de bem servir a toda a sociedade.

Sem dúvida nenhuma, o salário é atrativo. No Estado de São Paulo, o salário inicial pode chegar a R$ 27.500,17, sem incluir os benefícios.

Mas não se ingressa na magistratura pensando apenas no status da profissão e no valor do salário, antes de tudo é importante ter em mente que a profissão exige dedicação e respeito ao ser humano!