Blog de Engenharia Civil

A importância do estudo da Resistência dos Materiais

Written by Alonso Droppa Jr | 21/set/2017 19:19:48

Você já ouviu falar em acidentes causados pela ruptura de alguma estrutura?

Aliás, você inclusive deve ter se perguntado: por quê?

A resposta está no conhecimento da física e da mecânica aplicado na Engenharia, cuja denominação é resistência dos materiais. 

Ela também é chamada de mecânica dos materiais e fornece base para o projeto de elementos submetidos a carregamentos e esforços, tais como estruturas de edificações e componentes de máquinas e equipamentos.

Segundo Hibbeler (2015), é um ramo da mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que agem no interior do corpo. Esse assunto também envolve o cálculo das deformações do corpo e proporciona o estudo de sua estabilidade quando sujeito a forças externas.

Em suma, a resistência dos materiais trabalha basicamente com o conceito de resistência, que representa o quanto que um material resiste a um dado esforço gerado por um carregamento e também com o conceito de rigidez, ou seja, o quanto que um material se deforma e/ou se desloca a um dado carregamento.

Para a Engenharia Civil, o estudo e conhecimento da resistência dos materiais é imprescindível, sendo o pré-requisito para a análise de estruturas em geral tais como, estruturas de concreto armado, concreto protendido, estruturas em aço, em madeira, alvenaria estrutural dentre outros.

A resistência dos materiais é portanto, a base, que propicia a seleção dos sistemas estruturais, dos materiais de construção, proporções e dimensões dos elementos de uma dada estrutura, para que estas possam cumprir suas finalidades dentro de uma margem de segurança, com confiabilidade e durabilidade.

Propicia também a obtenção de estruturas otimizadas, através do uso racional do material e consequentemente economia da estrutura, sendo o principal objetivo do engenheiro, projetar estruturas econômicas e seguras.