Acesse nosso portal

la-decharge-de-pneus-ici-photographiee-en-2010-aujourdhui-tout-le-site-a-ete-nettoye.jpg

É fato que, a cada dia mais, as estradas rurais do interior do país perdem um pouco da sua principal função: fornecer com segurança o escoamento da produção agrícola. A falta de projetos e programas sérios de melhorias e manutenção fazem destas vias tornam-se verdadeiras armadilhas ao desenvolvimento regional.

Pensando em minimizar estes problemas, existe uma necessidade de criação e modernização de ferramentas da Engenharia Civil para que pontes, bueiros e aduelas sejam construídos com segurança, rapidez na instalação e excelente custo-benefício.

Um dos exemplos de inovação nesse segmento, contempla as cabeceiras de pontes com utilização de pneus reciclados.

Aliás, você sabia que os pneus jogados foram demorar 450 anos para se decompor no meio ambiente?

Criamos uma técnica, aliás, já solicitada a patente e ela consiste em um sistema de união de pneus, e que utiliza clips metálicos e tubetes de papelão, os quais proporcionam uma estrutura homogênea e resistente às cargas de serviço.

Este produto retira dos lixões e dos pontos de armazenamento, mais de 1000 peças de pneus de veículos de passeio para cada par de cabeceiras construído.

Vale a pena ressaltar que essa técnica pode também ser utilizada com o mesmo sucesso na construção de muros de arrimo e canalizações de córregos.

A utilização deste sistema de construção de cabeceiras vem, portanto, em um momento de extrema falta de recursos sentida principalmente pelo setor público, que acumulam o maior número de pontes em seus territórios.

Assim, considerando que no Brasil existem 1.200.000 pequenas pontes de madeira, boa parte delas em péssimas condições de uso, conclui-se que existe necessidade urgente de inovação no quesito de transposição de obstáculos, de modo a fornecer passagem de veículos e escoamento de produção seguros a todos os brasileiros.

Aqui está justamente uma excelente oportunidade de mercado aos Engenheiros Civis, afinal, inovar é preciso e o Engenheiro é aquele profissional que possui, entre tantas responsabilidades, a atribuição de criar soluções possíveis de aplicação segura, com ótimo custo-benefício e que ainda retira detritos do meio ambiente.

Topics: Engenharia Civil, pneus reciclados, novos materiais da Engenharia Civil

Recent Posts

Inscreva-se em nosso blog