636126590517793867-GettyImages-499425462.jpg

Felipe Pires Chaves*

Leonardo Barga*

Roberto Ito*

A água é um recurso mineral renovável, porém esgotável. Por isso, empresas públicas e privadas buscam alternativas sustentáveis para a utilização e tratamento de água, com benefícios como a economia deste bem natural e diminuição de gastos.

Dentre elas, pode-se destacar o tratamento de esgoto para geração de água de reuso. De acordo com o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos divulgado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades (SNIS), 3,805 bilhões de metros cúbicos de esgoto foram tratados em todo o país no ano de 2015. Segundo o Ranking do Saneamento (2015) do Estudo Trata Brasil, as regiões Sudeste e Centro-Oeste apresentaram, respectivamente, 47,39% e 50,22% de seus esgotos tratados.

Tendo em vista esse cenário, a visita realizada no Shopping Iguatemi Alphaville na cidade de São Paulo, nesta segunda-feira (09/10), possibilitou que os alunos do 6º termo do período integral do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente conhecessem o sistema sustentável de tratamento de esgoto do shopping realizado pela concessionária privada General Water (GW), de capital suíço-brasileiro, detentora de tecnologia (considerada a mais moderna do Brasil) própria para sistemas de tratamento de efluentes industriais e de esgotos.

Todos os shoppings Iguatemi do Brasil possuem sistemas autônomos de água e esgotos, pois atendem um público exigente e antenado com questões ambientais. O grupo, composto pelos alunos e pelos professores Eng. Marcos Rodrigues Fróis* e Eng. Roberto Ito*, foi recepcionado pelo engenheiro civil Ricardo Ferraz, co-fundador da empresa, e foi guiado pelo engenheiro Felipe Diaz, responsável pela operação da GW no shopping.

Foi possível visualizar em detalhes a recepção do esgoto primário pelo poço pulmão, que em seguida recalca o material para os primeiros sistemas de retenção grossa de material orgânico e inorgânico. Através de uma série de processos físicos (filtros, injeção de ar em alta pressão), químicos (floculadores e polímeros) e biológicos (aeróbios e anaeróbios), os resíduos são tratados, gerando dois produtos: água para reúso (utilizado na irrigação de jardins, lavagem de áreas comuns, e principalmente no sistema de descargas de vasos sanitários e mictórios) e lodo residuário (utilizado como fertilizante para adubação indireta – ex: cana de açúcar). Desta forma, todo o esgoto tratado pode ser utilizado como água de reuso, sendo adicionado corante para melhor identificação do mesmo.

22279775_1603509669701789_8877157563566405100_n.jpg

A água de reuso é utilizada no Shopping Iguatemi Alphaville em descargas de vasos sanitários e irrigações, possibilitando a economia de um volume suficiente para abastecer uma população de 2200 pessoas e eliminando a necessidade de descarte do esgoto gerado.

*Felipe Pires Chaves e Leonardo Barga são alunos do 6º termo do curso de engenharia civil do Centro Universitário Antonio Eufrasio de Toledo de Presidente Prudente;

* Roberto Ito é engenheiro civil, graduado em administração pública e professor dos cursos de engenharia e arquitetura do Centro Universitário Antonio Eufrasio de Toledo de Presidente Prudente;

*Marcos Rodrigues Fróis é engenheiro civil, arquiteto, engenheiro de segurança do trabalho, professor dos cursos de Engenharia e Arquitetura do Centro Universitário Antonio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente e coordenador do curso de Engenharia Civil da mesma instituição.

Topics: água e engenharia, bens de consumo, água de reuso, engenharia civil e bens de consumo

Roberto Ito

Written by Roberto Ito