Ah Marketing ? O que é isso? “Aquelas propagandas de grandes marcas entre as novelas que chega dar fome, ou os outdoors em loja com sigla Sale?”.

cliente_marketing.jpg

Desde então o Marketing era fazer propaganda e o resto vinha com o tempo como ”quer comprar está ai”.

Com o início desse tal curso de Marketing minha visão começou a ficar criteriosa até eu estranhava quando entrava em determinadas lojas e começava a reparar no Layout a maneira como a loja está posicionada, o primeiro contato com a vendedora, a qualidade do produto o qual antes me importava o mais em conta, ou similar. O importante era comprar, não havia preocupação com o atendimento ou a loja o que importava era o produto.

As propagandas de televisão então... Ah Qualquer uma estava ótima não prestava muito atenção nelas e achava perca de tempo, só interessava parodias de algumas propagandas quando ficava com aquelas musiquinhas na cabeça e esquecia-se da marca do produto, não consigo mais deixar passar uma sem perceber um erro de cor, imagem, músicas e até mesmo surge ideias de como eu faria baseado nos estudos do curso. “Com dizem fiquei ‘chata’ até para assistir televisão, ler outdoors, e ver embalagens em filas de supermercados...”

ana macedo.jpgSupermercado? Era apenas ir comprar o que precisa e sair correndo! Não reparava em absolutamente nada apenas comprava o necessário. Entrava por uma porta e saia pela outra! Hoje observo onde estão as grandes marcas, como estão posicionados os produtos, as embalagens de fácil acesso (até mesmo arrumo algumas hahaah) os pontos de vendas estão atrativos? Consegui me conquistar? Merece minha compra? Atendeu minhas expectativas? Vale a pena? Ou levo da concorrência? Hahahaa.

SIM, também achava estranho esse comportamento! É estranho perceber isso em mínimos detalhes, é estranho parar para olhar uma propaganda que dura cerca de segundos e reparar ou mudar algo em sua mente da propaganda. É estranho olhar e ver o tanto de vendas que a loja perdeu pelo atendimento, pelo conhecimento dos funcionários com os produtos. É estranho esquecer que o seu papel é de cliente e sair da loja apontando os defeitos, e montar estratégias em sua mente e tirar soluções para a melhoria do atendimento da empresa na qual só entrou para comprar um produto.

Do curso de Marketing levo comigo conhecimento de grandes marcas como espelho, emoções e sensações dos clientes conta muito no dia de hoje, o valor que o produto tem no mercado o valor que ele tem para o cliente, são pequenas ações que podem gerar lucro e conquistar o público, são ideias “loucas” que podem transformar seu mercado em uma grande marca.

“Faça do seu cliente um herói da sua história”

Ann Handley

Assistir vídeo do curso