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falando-publico.jpgQuem não tem medo de falar em público? Que atire a primeira pedra quem nunca teve!
E a boa notícia: Você e praticamente o resto do mundo tem, inclusive eu.

Os assistentes sociais ao falarem em público ficam expostos, como se diz: “com o peito aberto” para se comunicar, dialogar, conversar, apresentar uma ideia. E isso não é a coisa mais fácil do mundo. Mas, tem como aprender a lidar com isso e a solução é a ORATÓRIA.

Basicamente, Oratória é a arte de falar em público. E nem aquela pessoa que você acredita que é o melhor, quando se tem em mente falar em público, vai deixar de utilizar a oratória para fazer isso. Então, como dica, trago algumas dessas técnicas aqui.

PRIMEIRO: Respire! Como assim? Respirar? Isso mesmo: RESPIRE! Quando estamos nervosos, ansiosos, aflitos a nossa respiração não fica mais “descompassada”? A ideia é que você pense no ato de respirar enquanto faz isso. Esqueça tudo! Concentre-se em respirar! No caminho que o ar faz no seu corpo, e também naquilo que você tem de positivo para apresentar. Faça isso por 5 minutos e o resultado será extremamente positivo. Relaxa e concentra. Te dá foco!

SEGUNDO: Tenha certeza de que aquilo que você irá apresentar é muito bom. Até porque o “perfeito” não existe. Assim, faça, refaça, corrija, realinhe o seu texto que irá expor, a sua mensagem. Ou seja: O que estou dizendo realmente comunica? Saiba que o improviso é o inimigo número um da boa exposição de ideias. A chance de dar errado aí é de praticamente cem por cento.

TERCEIRO: ENSAIE. Sim, en-sa-i-e. Fale para você mesmo, no seu banheiro, no seu quarto, na frente de um espelho. Veja como você está falando. Desse jeito te convence? Sim! Opa, então está no caminho certo. Não? Por qual razão? O que está errado? Seu texto? Sua voz? Sua segurança? Veja esses detalhes e tente, da melhor forma, consertar eles. Todos nós sabemos qual é nosso ponto forte e ponto fraco na hora de falar. Todos temos esses, mais um e menos outro, mas todos temos. A questão é saber administrar esses pontos a seu favor e o ensaio mostra eles muito bem.

QUARTO: Organize o seu texto de acordo com o seu público. Veja que isso tem que vir primeiro. Na verdade esses pontos tem que ser exercitados do quarto para o primeiro. É preciso saber isso. Se vou falar com crianças é de um jeito. Com adolescentes é de outro; com jovens, de outro; com adultos de outro e com idosos de outro. É necessário respeitar esse elemento no desenvolvimento do pensamento a ser feito e exposto.

Para finalizar é importante ressaltar que oratória é organização. É capacitação e fortalecimento porque ela mostra que todos somos capazes. E somos mesmo. Vamos falar, mais e melhor!

E você que deseja ser assistente social, tenho duas notícias:

Primeiro que você falará em público sempre, para muitas ou poucas pessoas. E isso, será parte do seu cotidiano de trabalho. Seja em reuniões, conferências, palestras, seminários e outros.

E a segunda notícia é que você aprenderá a ser um ótimo “orador” durante a faculdade. Não tenha medo, competências e habilidades serão desenvolvidas nas disciplinas, estágio, oficinas e seminários. Você vai desejar ter acesso ao microfone, estar no palco ou a frente de uma pequena reunião e falando muito bem!

Vamos fazer Serviço Social?

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Topics: Serviço Social, Técnicas, Oratória, Falar em público, Assistentes Sociais

Eduardo Couto

Written by Eduardo Couto

Professor da Toledo Prudente

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