
Alguns autores afirmam que o cinema é, a maior operação mágica que os homens inventaram e que essa mágica pode promover as mais fabulosas fantasias, despertando diferentes sentimentos e sensações. A experiência de se assistir um filme pode ser vivenciada várias vezes de várias formas, mas por certo é uma atividade enriquecedora e que amplia nossa cultura.
Mas onde o Serviço Social se relaciona com o cinema?
Enquanto profissão o Serviço Social atua nas expressões da questão social, buscando transformar as condições objetivas e subjetivas dos sujeitos que vivenciam estas expressões. Necessita para tanto, operacionalizar sua ação, por meio de técnicas e instrumentos que são utilizados na ação interventiva. Isso significa que o profissional deve colocar em prática suas competências profissionais para intervir de forma qualificada a fim de estabelecer estratégias que possibilitem o enfrentamento das desigualdades sociais, historicamente construídas.
Assim, o cinema pode, no âmbito da dimensão operacional da profissão, contribuir para o estabelecimento de estratégias de reflexão e debate sobre temas que enunciam expressões da questão social, possibilitando reflexões importantes sobre as principais mazelas do país: a pobreza, a fome, a corrupção, a violência, entre outros.
Calma, esse tema não acabou ainda! Na semana que vem continuo falando dele e trago uma relação de filmes que você pode e deve assistir!
