Acesse nosso portal

A contradição do movimento e a atuação do Assistente Social

[fa icon='calendar'] 13/out/2017 16:07:49 / by Andréia Almeida posted in Graduação, Serviço Social, Atuação

[fa icon="comment"] 1 Comment

serviço social_defesadosdireitos.jpgAh tempos! Tempos de contradição – de um lado retrocessos das garantias sociais conquistadas ao longo da história, de outro, um aumento significante das precarizações da vida social, que arrebate assustadoramente a vida da classe trabalhadora, indicando a severidade da questão social.

Isto tem uma implicância significante na atuação do Assistente Social, já que seu compromisso ético político está intrínseco à garantia dos direitos sociais e exige um posicionamento intransigente, isto mesmo, INTRANSIGENTE!
Read More [fa icon="long-arrow-right"]

Série: onde trabalham os assistentes sociais? - Parte 1

[fa icon='calendar'] 5/out/2017 13:01:00 / by Eduardo Couto posted in Serviço Social, Atuação, Sistema Penitenciário

[fa icon="comment"] 0 Comments

Sistema Penitenciário

O sistema penitenciário é um dos campos mais antigos de inserção do Serviço Social no Brasil, também sendo um campo de atuação que desempenha um certo “fascínio” nos alunos. Talvez isso seja até fácil de explicar. No Brasil, as pessoas presas são quase que exclusivamente advindas das classes sociais mais empobrecidas, assim como também a população penitenciária é composta na sua grande maioria de pessoas negras e pardas. Com essa realidade, não é difícil entender que a população usuária dos serviços de um assistente social serão aqueles que se colocam como “público alvo” das políticas penais do nosso País. Logo se pensa: o que o profissional de Serviço Social pode fazer em um espaço ocupacional como este? Como é sua ação cotidiana?

Read More [fa icon="long-arrow-right"]

Serviço Social é uma profissão que atua em defesa dos Direitos Humanos

[fa icon='calendar'] 28/set/2017 12:58:00 / by Elizabeth Soares posted in Serviço Social, Atuação, Direitos Humanos

[fa icon="comment"] 0 Comments

É muito comum assistirmos o posicionamento de pessoas que afirmam que “Direitos humanos é coisa de bandido”. Isso é um grande equívoco e falta de entendimento sobre o que realmente são. Direitos humanos é algo que pertence a todos nós e não é um privilégio de alguém ou de certas pessoas. São direitos necessários para a garantia do ser humano de forma integral e assim ninguém tem como sobreviver sem eles. Eles são chamados de direitos fundamentais e são indispensáveis para que as pessoas vivam com dignidade.

Read More [fa icon="long-arrow-right"]

Serviço Social no Campo Empresarial: Vamos conversar sobre espaço de trabalho?

[fa icon='calendar'] 15/set/2017 14:06:13 / by Tassiany Maressa posted in Serviço Social, Atuação, Empresarial

[fa icon="comment"] 4 Comments

Diferente de muitas profissões que possuem um campo específico de trabalho, o Serviço Social atua em diversos campos, entre eles, políticas públicas, privadas ou do terceiro setor, devido à natureza de sua função social – intervir nas diversas expressões da questão social – Pobreza; Violência; Negligência; Desigualdade e Exclusão Social; Vulnerabilidades e Riscos Sociais, entre outras.

Sendo essas, não exclusivas do campo público, por expressarem demandas da realidade social do sujeito – público alvo de atendimento – estarão presentes onde os sujeitos estiverem.

Read More [fa icon="long-arrow-right"]

Serviço Social e diversidade: Do que estamos falando

[fa icon='calendar'] 22/jun/2017 14:00:00 / by Silvia Manfrin posted in Serviço Social, Assistente Social, Atuação, Diversidade

[fa icon="comment"] 4 Comments

O Serviço Social, como meus colegas já mencionaram por aqui é uma profissão interventiva e que atua nas diversas expressões da questão social que se materializam no atendimento aos usuários dos nossos serviços, seja em empresas públicas e privadas, órgãos públicos, instituições diversas, universidades etc.
Read More [fa icon="long-arrow-right"]

O perfil profissional do Assistente Social

[fa icon='calendar'] 1/jun/2017 15:35:36 / by Juliene Aglio posted in Carreira, Serviço Social, Assistente Social, Atuação

[fa icon="comment"] 0 Comments

O bacharel em Serviço Social é um profissional que atua diretamente com as questões que envolvem as desigualdades sociais. Ele cria e coloca em prática políticas públicas [ou seja, conjunto de ações e medidas] seja nas prefeituras, órgãos do Estado, ONG’s e das empresas privadas.

Read More [fa icon="long-arrow-right"]

Onde trabalham os assistentes sociais?

[fa icon='calendar'] 12/mai/2017 10:47:25 / by Juliene Aglio posted in Carreira, Serviço Social, Assistente Social, Atuação, Setor Público, ONGs, Empresa

[fa icon="comment"] 0 Comments

Serviço Social é uma profissão que só cresce Brasil. O mercado de trabalho para o assistente social encontra-se em expansão, principalmente na área pública governamental.

Além disso, a área de atuação profissional de Serviço Social concentra-se, na área pública, em organizações governamentais - OGs e organizações não governamentais - ONGs, mas possui espaço significativo nas empresas.

Read More [fa icon="long-arrow-right"]

Recent Posts

Inscreva-se em nosso blog