Todas as aulas do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente são práticas, ou seja, 100% das aulas são desenvolvidas em laboratórios específicos do curso. Esses laboratórios são de uso exclusivo do curso e foram dimensionados para possibilitarem, de forma específica, as abordagens de cada ano do curso. Desta forma, cada laboratório possui as especificações de hardware e software dimensionadas para melhor atenderem a natureza de cada disciplina do curso.
- Laboratório VIII: possui aplicativos para automação de escritório, linguagens de programação para web e recursos para análise e demonstrações de organização e arquitetura de computadores, oportunizando a prática fundamentada pela teoria conceitual.
- Laboratório IX: abrange aplicativos de modelagem de dados, tecnologias de desenvolvimento de sistemas e ferramentas para exploração de recursos de sistemas operacionais, dando suporte direto à programação orientada a objeto.
- Laboratório X: se caracteriza pela utilização de tecnologias de banco de dados e redes de computadores, possibilitando o desenvolvimento de sistemas de maior complexidade envolvendo banco de dados, engenharia de software e configuração/gerenciamento de redes de computadores.
- Laboratório XI: constitui um ambiente de análise e projeto de sistemas, nele, estão todas as ferramentas necessárias para todas as fases de desenvolvimento de sistemas de informação (análise, projeto, implementação e testes). Este laboratório é utilizado como suporte para o desenvolvimento de produções técnico-científicas e dos estágios supervisionados.
Existem ainda, outros laboratórios de uso específico como o Laboratório de Hardware e Redes de Computadores, Laboratório de Inovação e Museu de Tecnologia. Todos os laboratórios do curso possuem Internet e recursos multimídia fixos, contando ainda, com as ferramentas de interação de lousas digitais.