Acesse nosso portal
produção_.jpgO termo manufatura enxuta que em inglês é conhecido com Lean Manufacturing ou também chamado de Sistema Toyota de Produção é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos).

A Manufatura Enxuta foi desenvolvida pelo executivo da Toyota, Taiichi Ohno, durante o período de reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial. O termo foi popularizado por James P. Womack e Daniel T. Jones no livro “A Mentalidade Enxuta nas Empresas Lean Thinking: Elimine o Desperdício e Crie Riqueza“.

Esta filosofia tem como ferramentas que ajudam a atingir o objetivo de reduzir os sete desperdícios: o kaizen que é uma palavra de origem japonesa que significa mudança para melhor, usada para transmitir a noção de melhoria contínua; o sistema puxado, onde somente produz quando se tem pedido colocado pelo cliente, e os pedidos surgem da expedição para a produção e não ao contrário como estavam acostumados, produzindo somente o necessário auxiliado pelo uso do kanban, que é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”, onde se requisita ou repõe os estoque apenas quando for sinalizado a necessidade; e por último o poka-yoke que é um dispositivo à prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização de produtos.

Como podemos ver redução de desperdícios através da manufatura enxuta, está relacionado com o perfil da profissão do engenheiro de produção que é aumentar a produtividade com menor custo e com maior qualidade. Vamos fazer engenharia de produção?


Assistir vídeo do curso

Topics: Engenharia de Produção, manufatura enxuta

Carlos Eduardo Turino

Written by Carlos Eduardo Turino

Coordenador do Curso de Engenharia da Produção

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog