Acesse nosso portal
engenharia_de_produção_ondetrabalhar.jpg
A escolha de uma profissão é cercada de várias dúvidas; uma delas é: onde será que vou trabalhar? O engenheiro de produção pode atuar na indústria (seu habitat natural), mas também pode atuar em comércio e serviços. Como sua formação também contempla áreas de gestão, estudo do mercado e estratégias empresariais, sua formação é mais abrangente que outras engenharias.

Vamos ver um exemplo: se uma transportadora percebe que há muitos problemas relacionados ao lucro, ao atendimento ou problemas relacionados com perda ou avaria de mercadorias, o engenheiro de produção poderá atuar nas seguintes atividades: descrição do fluxo das atividades com o objetivo de otimizar tarefas cruciais e eliminar tarefas supérfluas; padronizar e registrar as atividades de cada setor, para que possa identificar tudo que acontece na empresa a qualquer momento; organizar o sistema de gestão para que distribua informações de forma mais dinâmica; organizar a estrutura de custos; etc.

Vamos a outro exemplo: se um banco percebe dificuldade na captação de clientes, na lucratividade, na demora na fila de atendimento, o engenheiro de produção poderá atuar para resolver esses problemas. Tudo isso porque todos os problemas citados referem-se a processos, ou seja, conjuntos de operações que devem ser organizados, mapeados, aprimorados, com o intuito de tornarem-se mais valiosos para as empresas.

Então, como vocês podem perceber, o engenheiro de produção pode atuar em muitos setores, desde que possa transformar as melhorias pretendidas em algo concreto e contínuo, ou seja, fazendo com que as melhorias sejam claramente percebidas e quantificadas e que sejam obtidas no dia a dia da empresa.

O que acha de conhecer mais sobre a Engenharia de Produção?

Assistir vídeo do curso

Topics: Carreira, Engenharia de Produção, Atuação

Hiroshi Yonemoto

Written by Hiroshi Yonemoto

Professor da Toledo Prudente

Recent Posts

  

Inscreva-se em nosso blog