engenhariadeproducao_revolucao_industrial.jpgAlém de promissora, a Engenharia de Produção também é extremamente nova. Com aproximadamente 100 anos, ela surgiu no auge da Revolução Industrial.

Com a revolução surgiram poderosas máquinas, grande quantidade de produtos e serviços. Com isso, surgiu também mais concorrência e a necessidade de inovar e melhor sempre. E claro, surgiram centenas de problemas e desafios a serem superados.

Pensando em tornar a produção mais eficiente e qualitativa e superar todos os desafios, surge a profissão de Engenheiro de Produção.

No início do século XX, com a necessidade de profissionais mais bem preparados, surgem as primeiras faculdades de Engenharia de Produção no mundo focando suas grades curriculares na engenharia mecânica e na administração de empresas.

No Brasil, o engenheiro de produção começa a ganhar espaço com a chegada das grandes multinacionais, na década de 50.

Inicialmente estes profissionais vinham de outros países para trabalhar no Brasil, pois não havia essa graduação de engenharia por aqui, mas aos poucos os cursos de Engenharia de Produção foram surgindo.

O primeiro curso foi inaugurado em 1957 na Escola Politécnica da USP.

Com o passar dos anos, as empresas de grande e médio porte entenderam a importância do engenheiro de produção. Com isso, muitos cursos foram sendo criados e mercado expandido.

Hoje o engenheiro de produção tem espaço garantido em vários setores e em diferentes empresas.

Assistir vídeo do curso

Topics: Engenharia de Produção, Origem, Século XX