como fazer uma boa redação

Você já fez uma redação? Elas são sempre solicitadas nas provas do Ensino Médio, ENEM e até nos Vestibulares. E claro, as propostas são sempre muito desafiadoras!

Pensando nisso, quero hoje dar 5 dicas bastante valiosas na hora de escrever a sua redação.
E aí, você gosta de escrever?

Leia!
Faça da leitura, um prazer. Leia livros, jornais, revistas, sites de notícias. Ela é de extrema importância, pois, as propostas de redação, exigem que o candidato esteja atento aos temas da atualidade.

Escreva!
Você sabia que redação é prática? Então, mãos à obra. Aliás, os textos cobrados no ENEM e em diversos vestibulares, são do gênero dissertativo-argumentativo. Por isso, você precisará argumentar e se posicionar sobre o tema proposto.

Tenha domínio da gramática
Dominar a norma culta da língua escrita é mais do que necessário, é uma obrigação do estudante e do futuro profissional. Esteja sempre atento à grafia das palavras, acentuação, pontuação, regência e concordância. E nada de usar a linguagem da internet, viu!

Atenção ao tema
Compreender o tema é uma das cinco competências exigidas no ENEM e é um dos principais problemas identificados nas redações. A minha dica é que você encare o tema sempre como uma pergunta. Responda-a e argumente com base nas informações que você possui certeza. Dessa forma, fica mais fácil organizar suas ideias e não errar.

Seja objetivo
Não adianta ‘encher linguiça’. Sua justificativa precisa comprovar o seu posicionamento e ele deve ser exposto com clareza e objetividade.
Não use argumentos pautados em seu gosto pessoal, e sim aqueles que você consiga comprovar de forma objetiva.

E aí, pronto (a) para arrasar?

Que tal finalizar esta leitura e iniciar seu treinamento de redação para o ENEM e o Vestiba?
Separei então, alguns possíveis temas que estão em alta neste período e que podem cair nos seus próximos testes.

- Depressão e os jovens
- Homofobia
- Mobilidade Urbana
- Bullying
- Sustentabilidade

Boa sorte! :)

bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário