Tá chegando a hora de fazer o ENEM, hein!
Mas, será que a redação precisa mesmo ser um ‘bicho papão’ dos estudantes?
Para desmistificar as técnicas para a escrita de uma boa redação do ENEM, que tal seguir essas dicas e produzir um material coeso, claro e que faça todo o sentido na hora da correção?
1- Compreenda a proposta do texto
Leia com atenção a proposta da redação e certifique-se de compreender o objetivo da escrita. Lembre-se que os textos devem ser dissertativos-argumentativos, o que promove a necessidade de você se posicionar em relação ao assunto abordado.
2 – Planeje seu texto
Antes de iniciar as anotações, pense e planeje seu texto. É bom ter em mente o que deseja escrever, com que estrutura e só então posteriormente inicie a produção.
3 – Utilize o Rascunho
Na prova do ENEM, existe um local dedicado aos seus rascunhos, utilize-o como forma de rascunho antes de passar à limpo suas ideias. É importante destacar que o rascunho não é levado em consideração na correção, então você precisará passar a limpo sua redação.
4 – Prazer, ideias!
Na estrutura da introdução do texto, você deverá apresentar a temática de forma clara e objetiva. Após a exposição da situação, conceda seu posicionamento a respeito da temática. Lembrando que o motivo do seu posicionamento deverá ser elaborado posteriormente a introdução, como sendo um recheio da redação.
5 – Argumente!
O desenvolvimento pode ser considerado a maior parte do texto. E no desenvolvimento que você vai dizer o por que defende tal posicionamento a respeito da temática em discussão.
Nessa hora, vai contar todo o embasamento que você possui a respeito do assunto, como notícias vistas e experiências vivenciadas.
E aí, tudo pronto para o Exame Nacional do Ensino Médio?
Quero ver você se dar bem, viu!
Boa sorte :)