Independentemente da área de estudos que você tem interesse, a leitura e a escrita farão parte não apenas da sua futura faculdade, mas da sua vida!
E nada melhor do que ter o hábito da leitura para poder enriquecer o seu vocabulário e acima de tudo, aprender a escrever melhor.
E, antes mesmo de entrar na faculdade, algumas leituras são consideradas obrigatórias, não apenas porque caem nos vestibulares, mas porque são clássicos culturais.
Por isso, listei para você que está em fase de escolha do seu curso superior, alguns livros que com certeza, irão fazer parte dos processos seletivos das faculdades.
1- Iracema, de José de Alencar
Trata-se do primeiro livro de uma trilogia e um dos romances de maior sucesso do Brasil. Embarque na história de amor da índia dos lábios de mel com um português, e entenda mais sobre a colonização portuguesa no Brasil.
2- Vidas Secas, de Graciliano Ramos
É uma crítica assídua à miséria vivida por famílias no Nordeste. A obra retrata a fuga do sertão e o movimento dos retirantes
3- Dom Casmurro, de Machado de Assis
Uma obra estudada por diversos grupos para entender o comportamento humano e indicada como pioneira do Modernismo no Brasil. Dom Casmurro é um romance que retrata a impulsividade e ociúmes e tem o final mais polêmico de toda a literatura brasileira.
4- Memórias Póstumas de Brás Cubas
É uma das narrativas mais interessantes na literatura brasileira, a chamada “defunto-autor”, já que a história de um homem é contada por ele mesmo depois de morto
5- Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida
Por ter tido uma infância pobre, Manuel Antônio de Almeida, consegue usar como poucos uma linguagem popular e gírias da época para retratar o romance vivido por um Sargento.
E aí, vai começar a maratona de leitura por qual título?
Divirtam-se!