arquitetura-para-petAntes de seguir para nosso tema principal, é importante ressaltar que o profissional de arquitetura é responsável por planejar e organizar espaços internos e externos, onde nós vamos trabalhar, morar ou ter nossos momentos de lazer, de modo que eles sejam funcionais, confortáveis, bonitos e, principalmente, em harmonia o meio ambiente.

Agora sim, já podemos prosseguir.

Se você tem um gato ou cachorro em casa, vai concordar comigo de que eles são bem espertos e porque não exigentes. Assim como nós, por exemplo, eles gostam de dormir em lugares frescos e aconchegantes.

Mas afinal, o que isso tem a ver com Arquitetura?

Tem crescido o número de profissionais que se especializam em arquitetura para animais de estimação. O principal objetivo deles é pensar nas necessidades vitais de cães e gatos antes de elaborar o projeto de uma casa ou porque não, pensar em um projeto exclusivo para eles.
arquitetura-para-caes-gatos
Nesse processo, o arquiteto vai se dedicar em definir espaços, como:

- Onde será permitido e proibido a entrada dos animais
- Lugares ideias para os banhos
- Definir plantas para decoração e arejamento do local

Outras preocupações que estão inclusas na tarefa do Arquiteto ao planejar espaços ideais para os Pet’s é escolher os acabamentos da casa, levando em conta a resistência ou impermeabilidade, tinta lavável, definir locais corretos para alimentação, xixi e até exercícios físicos, telas de proteção para alguns ambientes e outros.

Todos esses detalhes devem estar integrados e harmônicos com o projeto da residência.

Pensando em praticar essa tendência, os alunos do quinto termo de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente Centro Universitário foram desafiados a pensar em casinhas para os pets.

O trabalho exigiu dos alunos que eles planejassem e executassem um projeto que favorecesse o conforto dos animais.
casinhas-para-pet-arquitetura
Esse projeto foi desenvolvido para duas disciplinas que trabalharam em conjunto durante todo um semestre, são elas: “Conforto ambiental: térmico e luminoso” e “Materiais e Tecnologia de Construções”, lecionadas pelos professores Luiza Muñoz e Elton Prado, respectivamente.

No final do semestre, além de apresentar todos os projetos e cada detalhe de como deveria ser executado, os alunos tiveram que trazer uma casinha, com as mesmas proporções e conceitos, que eles planejaram.

Dessa forma, com aulas práticas e teóricas, os alunos vão se acostumando com situações reais que eles encontraram no mercado de trabalho.

E a exposição das casinhas foi um sucesso. Haviam peças feitas com embalagens tetra pak, casa com janelas laterais flexíveis que poderiam ser viradas de acordo com a direção do vento, outras com rampa lateral e espaço de descanso na parte superior e uma outra casa que trouxe um tecido térmico onde o pet poderia descasar e telhado verde.

As peças ficaram expostas na área de convivência da Toledo Prudente e chamou muita atenção de alunos que passavam pelo local. Você pode conferir as fotos clicando aqui!

Agora o projeto dos alunos de arquitetura e urbanismo, toma uma outra proporção. Devido ao grande sucesso nas redes sociais, depois de expostas, algumas casinhas serão doadas para grupos de proteção animal da região de Presidente Prudente, para que estes possam angariar fundos, por meios das casinhas projetadas aqui na Toledo Prudente.

Isso é Arquitetura!
Para mim, para você, para os Pet’s ou para o meio ambiente... a Arquitetura está para todos!Se você fizer uma pesquisa rápida na internet ou ligar a televisão, você vai reparar o quanto a profissão de arquiteto ou urbanista está em ascensão, isso porque não faltam reportagens sobre o assunto e programas onde esses profissionais mostram o cotidiano da profissão.

Agora sim, já podemos prosseguir.

Mas afinal, o que isso tem a ver com Arquitetura?

Nesse processo, o arquiteto vai se dedicar em definir espaços, como:

- Onde será permitido e proibido a entrada dos animais
- Lugares ideias para os banhos