Uau, que responsa, heim?!
Mas um novo tipo de processo seletivo vem cada vez mais substituindo as tradicionais provas dos vestibulares em renomadas instituições de ensino superior de todo o Brasil: o ENEM!
Ué, mas o ENEM não serve apenas para que eu possa concorrer a bolsas de estudos ou financiamentos ofertadas pelo governo?
Não apenas. Instituições de ensino de todo o País vêm aderindo a essa nova tendência como forma de seleção de seus candidatos para ingresso nos cursos de graduação.
Processo seletivo via ENEM: mas quais são os benefícios para os candidatos?
- Fazendo o ENEM, você poderá participar de diversos processos seletivos, inclusive concorrer a bolsas ofertadas pelo governo federal e estadual;
- A opção pelo ingresso por meio da nota do ENEM dispensa a realização da prova presencial do vestibular;
- O procedimento para inscrição é rápido e bastante dinâmico. Daí, é só esperar o resultado!
Desde 2017 – Na Toledo Prudente, desde o início do ano, os processos seletivos para ingresso em seus 12 cursos de graduação contam com a opção do candidato enviar a sua nota do ENEM (são aceitos boletins a partir de 2009).
A opção do envio da nota isenta o candidato de fazer a tradicional prova do Vestibular.
Mas, você sabe o que é o ENEM?
Com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da sua escolaridade básica, o Ministério da Educação (MEC) criou, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Trata-se de um importante indicador da educação brasileira e uma das formas mais democráticas de ingresso no ensino superior, o Exame é disponibilizado, anualmente, para alunos de escolas públicas e privadas nas 27 unidades federativas.