Pensando em fazer faculdade de Marketing? Compreender as necessidades dos clientes, elaborar estratégias de comunicação e venda de produtos e serviços, estão entre algumas das funções do profissional de Marketing. Mas, você sabe o que tem no curso? Será que ele combina com você?
Se acomode aí e confira abaixo os detalhes dessa profissão regada a muita criatividade!
Tecnólogo ou bacharelado, o curso de Marketing busca preparar o aluno para entender e atender ao consumidor. Por isso, quem escolhe essa graduação estuda o comportamento dos consumidores, técnicas de negociação, estratégias de venda, posicionamento de marca, competitividade e muito mais.
Entre as principais disciplinas de estudo estão: Comunicação, Cálculo, Administração, Economia, Sociologia e Inovação.
O tempo de duração da graduação em Marketing varia, conforme a escolha do aluno. Na Toledo Prudente Centro Universitário, por exemplo, são oferecidas duas modalidades: o Tecnólogo em Marketing, com dois anos de duração, e a faculdade de Marketing e Publicidade com o período de quatro anos.
O profissional da área de Marketing pode atuar em diversas empresas e setores, desde de organizações privadas a públicas. Isso porque, cada vez mais esse profissional tem sido requisitado devido às estratégias de mercado e necessidade em fazer marcas e produtos estarem em evidência.
O analista de Marketing e Publicidade, é responsável por: analisar o mercado por meio de pesquisas e estatísticas; conhecer o consumidor e os concorrentes; ajudar a criar produtos e serviços que atendam às necessidades do mercado e planejar a distribuição e divulgação dos produtos nos canais adequados.
Os principais campos para exercer a função no Brasil e em todo o mundo, são: agências de propaganda e marketing; setores de Marketing de empresas; consultorias; organizações de todos os tipos e portes e assessoria de celebridades, candidatos a cargos públicos, assim como em departamentos públicos de cidades, estados e países.
O salário do profissional de Marketing pode variar bastante, conforme o setor, cargo e porte da empregadora. No segmento de Inteligência de Mercado pode chegar a até R$ 7.700. Já em Marketing, um diretor geral pode ganhar até R$ 12.500 e em Marketing Digital , que é uma área em expansão, um gerente tem salários de até R$ 5 mil.
Hoje também existe curso de Marketing Digital EAD, totalmente focado no cruzamento da comunicação com a tecnologia
As áreas do marketing são muitas e as carreiras tem sido apontada por consultorias em Recursos Humanos como uma das mais promissoras do mercado, junto a Finanças, Engenharia e Logística, tendo empresas que já remuneram em até R$ 55 mil mensais os profissionais que atuam no setor.
Para ser um bom profissional de marketing é necessário se tornar uma “peça fundamental e estratégica” na empresa. Para isso, é preciso ter uma formação sólida, que o faça ser capaz de pensar em ações, produtos e serviços que ajudem a fortalecer a imagem da companhia junto ao público.
No curso tecnólogo de Marketing é importante desenvolver habilidades, como: criatividade, inovação, autonomia, iniciativa, organização e análise.
Agora que você já conhece melhor como funciona uma faculdade de Marketing, é muito importante buscar por instituições de renome, com foco na trabalhabilidade para garantir boas oportunidades no mercado de trabalho. Uma das opções de ingresso é realizar o vestibular para o curso de Marketing.
Na Toledo Prudente os cursos de Marketing e Marketing e Publicidade são empreendedores, inovadores e totalmente tecnológicos, sendo que os alunos contam com o TIE, um coworking dentro do Centro Universitário. No espaço, eles têm contato com projetos e empresas reais, podendo colocar em prática todo o conteúdo acadêmico, além de expandir seu networking.
Bom, depois desse conteúdo, tenho certeza que você se identificou com as áreas do Marketing, cheias de possibilidades de carreira.
Saiba mais sobre a Faculdade de Marketing da Toledo Prudente: