Para você que busca se formar em uma faculdade de engenharia, saiba que uma das mais procuradas é a Engenharia de Produção. A área, que vem ganhando espaço a cada dia e disponibilizando muitos campos de trabalho, ainda enfrenta muitos mitos.

Por isso, hoje vamos desvendar alguns deles e mostrar algumas verdades da profissão que é a “queridinha” das engenharias.

vista-lateral-da-mulher-de-negocios-serios-em-oculos-no-escritorio-de-trabalho-co-sobre-a-porta-de-vidro

“Quem se forma em Engenharia de Produção trabalha apenas na indústria”

MITO

Esse é um dos principais mitos da Engenharia de Produção. O engenheiro de produção trabalha com a gestão dos processos produtivos e é por isso que ele pode ser requisitado em qualquer empresa, de qualquer segmento: serviços, saúde, logística, consultoria e muitos outros.

“O engenheiro de produção pode trabalhar em bancos”

VERDADE

Lembrando que o profissional atua na melhoria dos processos, bancos e instituições financeiras sempre oferecem ótimas oportunidades de trabalho. Assim como em hospitais, escolas, agências de Marketing, companhias aéreas, órgãos governamentais, startups, entre outros.

“Para cursar Engenharia de Produção é preciso saber matemática”

MITO

Durante a faculdade de Engenharia de Produção você terá sim disciplinas que contemplam a matemática. Porém, não se desespere! Não é preciso entrar no curso dominando a disciplina. Você será capacitado durante a graduação.

display-digital-torna-nosso-trabalho-mais-facil

“A Engenharia de Produção desenvolve habilidades de Gestão”

VERDADE

Essa é uma das principais características do engenheiro de produção. Pense bem, para melhorar os processos produtivos, aumentando a produção, diminuindo custos e riscos, é preciso ter um olhar gerencial sobre a empresa. Além disso, durante a faculdade, você vai desenvolver habilidades interpessoais e resolução de problemas.

“A Engenharia de Produção é apenas para homens”

MITO

Do mesmo mito de que o trabalho da Engenharia de Produção acontece apenas em indústrias, vem o mito de que apenas homens podem se destacar na área. Mulheres têm desempenhado um papel significativo e bem-sucedido na área, conquistando ótimas vagas de estágio e emprego como engenheiras de produção.

“O engenheiro de produção também trabalha com tecnologia?”

VERDADE

O profissional formado em Engenharia de Produção trabalha frequentemente com tecnologia. A integração de sistemas tecnológicos é fundamental para otimizar processos e melhorar a eficiência da produção. Veja só algumas áreas da Engenharia de Produção que envolvem tecnologia:

- Automação industrial;

- Desenvolvimento de software;

- Gestão de Dados e Big Data;

- Inteligência Artificial e Machine Learning;

Entre outras.

mulher-sorridente-no-escritorio-usando-laptop-e-falando-em-smartphone

Faculdade de Engenharia de Produção

Agora que você já conhece os mitos e verdades, é hora de pensar na faculdade de Engenharia de Produção. E, olha, vou te contar um segredinho sobre ela. A graduação prepara o aluno para a prática, desde os primeiros termos, isso faz com que muitos estudantes conquistem oportunidades de estágio, contribuindo com seu currículo.

Ah, o curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente tem alguns outros diferenciais que colocam a carreira do aluno no topo. Um deles são as certificações que você conquista ao longo do curso: White Belt, Green Belt e Black Belt. A metodologia proporciona uma formação na capacidade de redução de custos e otimização de processos.

Bom, se você tinha alguma dúvida se essa é uma boa área para seguir, tenho certeza que agora não tem mais. Afinal, seu desejo de se destacar na área somado a essa graduação é sinônimo de sucesso!