Nos últimos meses fomos pegos de surpresa diante da pandemia gerada pela Covid-19, com isso muitas empresas e profissionais precisaram se reinventar e identificar novas oportunidades para continuar a movimentar a economia tanto em escala local como em escala global.

O aumento do desemprego, a baixa procura por serviços considerados como não essenciais fizeram com que muitos profissionais optassem por empreender como uma alternativa diante do tão falado novo normal que estamos vivendo.

Mas afinal, o que é Empreendedorismo?

O ato de empreender está relacionado com a capacidade de identificar problemas e oportunidades e, a partir disso, encontrar soluções e claro gerar valor para o empreendedor.

É importante destacar que o ato de empreender não está apenas relacionado com o início de uma nova atividade empresarial, mas também está diretamente relacionado com a capacidade que um colaborador ou empresário possui em identificar novas possibilidades de mercado para uma empresa já existente.

Podemos dar diversos exemplos para ilustrar essa situação, é o caso das instituições de ensino que não pararam diante do isolamento social e desenvolveram novas formas de “fazer educação com qualidade”, é o caso dos restaurantes que passaram a investir nos serviços de entrega, é o caso das academias de ginástica que passaram a alugar os equipamentos e promover as aulas remotas.  

Como exemplos de novos empreendedores, podemos trazer o caso das costureiras que passaram a fabricar as máscaras faciais para proteção individual em grande escala, afinal este passou ser um artigo indispensável e obrigatório ao sair de casa.

Outro exemplo que podemos comentar é o caso de um jovem de 15 anos, que durante o tédio da quarentena começou a fazer bolos e doces para seu próprio consumo. Até que um dia se sentiu à vontade para vender. Logo desenvolveu uma arte para estampar sua marca nas redes sociais e está gerando renda com sua nova atividade.

Quando se opta por empreender é importante lembrar que este é também um caminho árduo, o empreendedor está exposto ao um ambiente cheio de riscos e incertezas, que pode representar ameaças e oportunidades. Vale lembrar que enquanto muitos negócios estão deixando de existir com a pandemia, outros estão nascendo e possuem grandes possibilidades de sucesso!

bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário