Você sabia que no Brasil, temos mais de 30 tipos de Engenharia?
Vamos refrescar a sua memória? Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Horticultura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial, Engenharia Naval, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Acústica. É Engenharia que não acaba mais!
E olha que não vamos citar todas aqui nesse blog, porque senão, teríamos que ter uma página só para isso.
Aliás, chamamos de Engenharia a ciência de aplicação do conhecimentos científicos, econômicos, sociais e práticos, com objetivo de inventar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos. É na Engenharia inclusive que se adquire e se aplicam os conhecimentos matemáticos e técnicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades que realizem uma função ou objetivo desejado.
Agora que você conhece um pouco da Engenharia de um modo mais amplo, que tal voltarmos ao nosso foco.
A Engenharia de Produção é a ciência que realiza a concepção, otimização e a implementação de sistemas que envolvem materiais, pessoas, equipamentos, informações e energia.
É um ramo da engenharia associado às engenharias tradicionais e recentemente têm ganhando a preferência na escolha dos candidatos que estão prestes a realizar a escolha profissional.
A faculdade de Engenharia de Produção forma profissionais que conseguem enxergar os problemas de forma global, não fragmentada. É um dos cursos que mais prepara o profissional para cargos gerenciais, dentro da empresa, mesclando o conhecimento técnico obtido da Engenharia aos conceitos práticos de gestão.
Resumidamente, o profissional formado em Engenharia de Produção estará focado em maximizar o sistema produtivo, viabilizar estratégias produtivas, planejar a produção, além de distribuir serviços e produtos que a sociedade valoriza.
Essas atividades são extremamente importantes para que as empresas aumentem sua competitividade no mercado e consequentemente, tenhamos uma melhoria na economia do Brasil.
Interessante, não?
Mas, como está o mercado para os profissionais formados em Engenharia de Produção.
Pergunta fácil essa! O mercado é ótimo para esse tipo de profissional e está claramente aumentando sua demanda.
Sério!
Sabe por que?
As empresas estão aumentando a contratação dos engenheiros de produção em suas fábricas, comércios, indústrias em função do seu perfil.
Afinal, o engenheiro de produção é o ‘cara’ com uma sólida formação científica e visão generalista suficiente para encarar e resolver os problemas da empresa de uma forma global e otimizada.