O que faz um engenheiro civil? Saiba tudo sobre a profissão!

Se você chegou neste conteúdo, tenho certeza que se interessa pela área da Engenharia Civil. Mas afinal, você sabe o que faz o engenheiro civil? Quais são as possíveis áreas de atuação e os salários? Fique confortável e vamos descobrir juntos!

O mercado de trabalho para Engenharia Civil segue aquecido e em crescimento. O profissional consegue trabalhar em muitas funções

Saiba tudo sobre a profissão!

woman-studying-draft-on-construction-site

Afinal, o que faz um engenheiro civil?

O engenheiro civil é o responsável por executar, gerenciar, supervisionar e projetar obras e construções. Ele trabalha com obras em infraestrutura de barragens, transporte e saneamento, em obras ambientais e hidráulicas, no serviço público e privado, em instituições de ensino e pesquisa, na elaboração de projetos de arquitetura, cálculos de estrutura de diversos materiais e outras.

Ufa, o campo de atuação do engenheiro civil é realmente amplo. Além disso, a profissão abre portas para o empreendedorismo, podendo abrir o seu próprio negócio.

Qual o salário de um engenheiro civil?

O salário do engenheiro civil pode variar conforme o porte da empresa em que atua, o cargo, o tempo de experiência e até mesmo a região em que está instalada a organização.

Mas para você ter uma ideia, a média salarial no Brasil para a profissão é de R$ 7 mil. O estagiário de Engenharia Civil pode começar a carreira com um salário de cerca de R$ 1,2 mil. E tem mais! Um engenheiro civil com mais de 10 anos de experiência pode ganhar salários de até R$ 15 mil.

E é por isso que a carreira de Engenharia Civil é uma das mais bem pagas do país!

Quais são as áreas que um engenheiro civil pode atuar?

As áreas de atuação na engenharia civil são muitas! Engana-se quem pensa que o profissional apenas desenvolve e assina projetos. O engenheiro civil está presente em todos os setores da economia. Veja alguns exemplos:

Construções Urbanas

Construções urbanas é uma das áreas mais conhecidas do profissional. O engenheiro civil atua nos projetos, reformas e construção de casas, prédios e ambientes comerciais.

Saneamento

A área de saneamento também é uma das possibilidades para o profissional. Nesta, o engenheiro pode trabalhar em empresas de dimensionamento e redes distribuidora de águas, coletora de esgotos e água pluvial.

Ah, além disso, o profissional pode trabalhar nos órgãos públicos como prefeitura, no acompanhamento de obras de saneamento básico.

Transporte e infraestrutura

O engenheiro civil de transporte e infraestrutura atua na projeção de avenidas, rodovias, viadutos e túneis, linhas de metrô, portos e muito mais.

Bacana, não é mesmo?

builder-woman-and-man-at-blueprint

O que é preciso para ser um bom engenheiro civil?

Para ser um bom engenheiro civil você deve se manter em constante atualização e ficar por dentro de todas as novidades do mercado. Além disso, aproveitar as oportunidades de estágio e trainee, podem garantir uma boa experiência no mercado de trabalho, que fará toda a diferença em seu futuro.

O que é preciso para fazer Engenharia Civil?

Para fazer Engenharia Civil o primeiro passo é optar por uma Instituição de Ensino Superior (IES) e uma graduação em Engenharia Civil. Para te ajudar nesta escolha, fique atento a alguns pontos: reconhecimento no Ministério da Educação (MEC), oferta de um ensino de qualidade, corpo docente com experiência e a infraestrutura.

Você deve fazer o vestibular para Engenharia Civil ou ainda optar por mais três formas de ingresso: transferência entre instituições, com o diploma de uma primeira graduação ou usando a nota do Enem.

Faculdade de Engenharia Civil: quais são as disciplinas?

As disciplinas do curso de Engenharia Civil contemplam as necessidades da formação de um profissional com habilidades técnicas, que atendam às demandas do mercado de trabalho. Veja algumas:

- Desenho Técnico e Arquitetônico

- Ciência e Tecnologia dos Materiais

- Mecânica Geral e dos Sólidos

- Saneamento Básico

E além da formação técnica, durante os anos da graduação, o engenheiro será formado com características de generalista, humanista, crítico e reflexivo, estando capacitado para gerenciar equipes, absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas.

Faculdade de Engenharia Civil da Toledo Prudente

Agora que você sabe o que faz um engenheiro civil, está na hora de conhecer a faculdade de Engenharia Civil da Toledo Prudente, que conta com diferenciais que colocam a carreira do aluno em primeiro lugar.

Se você busca um dos melhores cursos de Engenharia Civil, visite a Toledo Prudente Centro Universitário. A instituição investe em diversos projetos integradores, que possibilitam que os alunos vivenciem a prática profissional, colocando a “mão na massa” antes mesmo da conclusão do curso de graduação.

Se trabalhar com Engenharia Civil é o seu sonho, tenho certeza que este é o momento certo para realizá-lo!

Saiba mais sobre Engenharia Civil na Toledo Prudente