Você já ouviu falar que o estudante do curso de Direito participa de muitas aulas práticas? Pois é, essa é uma faculdade que atividades e projetos práticos fazem parte da formação profissional.

Mas, você sabe o que são as competições durante o curso de Direito? Então vamos descobrir agora mesmo neste conteúdo.

O que são competições na faculdade de Direito?
As competições na faculdade de Direito são eventos organizados para proporcionar aos estudantes a aplicação do conhecimento jurídico na prática. As competições podem ocorrer no próprio curso, entre instituições, em todo o Brasil e, até, no mundo.

Essas competições geralmente simulam situações jurídicas reais e podem abranger uma variedade de áreas do Direito.

44106564_2040925935960158_2787044943124758528_n

Competições do curso de Direito da Toledo Prudente
Conhecido pela referência no ensino jurídico, o curso de Direito da Toledo Prudente incentiva os estudantes a participarem de competições nacionais e internacionais, com o objetivo de desenvolver o futuro profissional.

Vamos conhecer algumas competições que os alunos do curso de Direito da Toledo Prudente participam?

Júri Simulado
Uma competição entre os alunos do curso de Direito que movimenta o Centro Universitário é o “Júri Simulado”. Divididos por suas turmas, os estudantes fazem a simulação de um julgamento de um caso emblemático e verídico ou, até mesmo, fictício, como de uma série ou filme.

O mais bacana é que estudantes do Ensino Médio assistem de perto a atividade, conhecendo como é a atuação jurídica. O Júri Simulado proporciona ao estudante uma experiência profissional e o desenvolvimento de habilidades como argumentação, oratória, raciocínio lógico e trabalho em equipe, desde os primeiros termos.

Competição da Colômbia
Outra competição que gera oportunidades para os alunos do curso de Direito da Toledo Prudente é o Concurso Internacional Júnior de Direito Processual Constitucional – a Competição da Colômbia.

A Toledo Prudente é uma das poucas instituições convidadas para participar. Na ocasião, são apresentados temas propostos e cada grupo faz a apresentação, conquistando conhecimento sobre Direito Processual Constitucional e Justiça Constitucional.

É claro que esses são apenas alguns exemplos, entre as tantas competições que os estudantes da graduação em Direito participam.

2023-05-29_09-17_EUA 02

IAMOOT
A IAMOOT (Inter American Human Rights Moot Court Competition - “Competição do Julgamento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos” é uma das mais almejadas pelos estudantes de Direito. Ela acontece em Washington, nos Estados Unidos.

O curso de Direito da Toledo Prudente envia alunos para a IAMOOT, desde 2009, e já conquistou excelentes prêmios como o “Melhor Memorial do Estado em Português”, o “Melhor Memorial das Vítimas em Português”, “Melhor Orador das Vítimas em Português”, entre outros.

Quais as vantagens das competições jurídicas?
As competições jurídicas estimulam os estudantes na habilidade de pesquisas jurídicas, de argumentação, além de propiciar uma experiência de internacionalização. Além disso, os alunos fortalecem a capacidade investigativa, assim como a desenvoltura de trabalhar em grupos de pesquisa.

Com a competições fica muito mais fácil aprender o Direito na prática e se destacar futuramente no mercado de trabalho.