Pesquisando sobre o mercado financeiro e já percebeu que a faculdade de Ciências Contábeis é o que há no momento?
É, o curso superior de Ciências Contábeis quer você!
Antes de mais nada, que tal ficar por dentro dos embalados do curso de Ciências Contábeis?
Resumidamente, o contador é o profissional formado em Ciências Contábeis que gerencia o patrimônio de uma empresa, por meio de seus registros e do controle das receitas, despesas e lucros. É, esse profissional é praticamente o 'Superman', não?
A faculdade de Ciências Contábeis visa formar profissionais de nível superior capacitados em planejamento, organização, supervisão, assessoria, análise, interpretação e revisão de dados de natureza econômica, financeira e contábil.
Os profissionais formados em Ciências Contábeis terão perfil gerencial e não apenas operacional. Em outras palavras, o contador profissional é capacitado para atuar como gestor de patrimônio e consultor de organizações.
Mas, quanto tempo dura a faculdade de Ciências Contábeis?
A faculdade de Ciências Contábeis estuda de forma ampla diversas outras áreas como Economia, Estatística, Filosofia, Psicologia, Direito e claro, Administração. O curso é de modalidade bacharelado e, geralmente, é dividido em oito semestres, tendo duração média de quatro anos.
Afinal, quem é o contador profissional?
O contador também é conhecido como o ‘médico da organização’, pois, apenas ele poderá avaliar a saúde financeira, tributária, econômica e patrimonial de uma organização.
A ele, cabe transformar as informações estratégicas em dados acessíveis e compreensíveis a todos, oferecendo suporte a equipe ou ainda ao profissional encarregado de tomar as decisões.
O profissional contábil não deve, apenas, alavancar o desenvolvimento econômico, mas também estar atento para executar suas funções de forma ética, sustentável e socialmente responsável.
Mas, qual o perfil do contador?
O ‘cara’ formado em Ciências Contábeis deverá ter senso de responsabilidade e ética, capacidade de discernimento para julgar e tomar decisões diante de diferenciadas situações, pensamento crítico, agilidade de raciocínio, capacidade de gerenciamento de pessoas e consciência para manter-se atualizado às novas tendências do mercado.
Esse profissional deve ainda ter habilidade com números e ótimo relacionamento interpessoal, além de demonstrar interesse em assuntos da área de negócios e do setor empresarial.