Se você está em busca de uma faculdade, com certeza já se deparou com a oferta de cursos em diferentes modalidades: cursos presenciais, EAD e híbridos.
Afinal, você sabe quais são as características de cada modalidade e quais são as diferenças entre elas?
Fique ligado neste conteúdo que vai esclarecer a sua dúvida.
Faculdade presencial
Aulas no Campus
Os cursos de graduação presencial têm como característica principal as aulas em salas de aula, laboratórios e outros espaços físicos do campus institucional.
Contato face a face
Outra característica marcante da modalidade é o contato face a face com professores e colegas, permitindo uma maior interação, discussões e troca de ideia em tempo real.
Horários fixos
As aulas, na faculdade presencial, seguem horários fixos e pré-estabelecidos. Isso exige que o estudante se organize para estar presente nos horários determinados.
Vivência universitária
Quem aí busca uma vivência universitária, que envolve não somente as aulas teóricas e práticas? A faculdade presencial permite que você desenvolva amizades de forma mais fácil, além de participar de festas, eventos culturais e atividades que vão além da sala de aula.
EAD
Se você busca flexibilidade, podendo escolher onde e quando estudar, a modalidade da Educação a Distância é ideal para você!
Vamos conhecer algumas características da modalidade?
Flexibilidade de horário e local
Quem busca uma faculdade EAD, geralmente, precisa conciliar os estudos com o trabalho e a rotina familiar e social.
A modalidade da Educação a Distância permite que o aluno organize a sua rotina de estudos, podendo acessar, a qualquer hora, as aulas e conteúdos. Mas, é preciso se organizar no cronograma de atividades para não ficar para trás.
Interação virtual
Outra grande característica da EAD é a interação virtual com professores e colegas de curso. Embora você possa ser convidado a eventos presenciais, geralmente, a comunicação com professores e colegas é feita por meio de fóruns, chats, redes sociais, e-mails e aulas ao vivo.
Além disso, os projetos e trabalhos também podem ser entregues por meio das plataformas digitais.
Custo reduzido
Comumente, os cursos de graduação EAD têm uma mensalidade mais acessível. Além disso, você economiza com alimentação e transporte, por exemplo.
Acesso ao campus
Os estudantes da EAD também têm acesso ao campus. Sempre que precisarem e quiserem podem estudar nos laboratórios, na Biblioteca, utilizar os espaços de convivência, participar de eventuais atividades e, conhecer o campus, por que não?
Híbrido
Combinação entre presencial e EAD
Um curso de graduação híbrido combina a vivência do ensino presencial com a flexibilidade da educação a distância. Isso significa que você terá uma porcentagem de disciplinas presenciais e outras online.
Uso de laboratórios
Quando falamos em aulas presenciais significa que você terá contato com aulas e atividades em laboratórios e espaços do campus que explorarão sua vivência prática. Isso contribuirá com sua formação e, claro, é muito bom ter aulas práticas, não é mesmo?
Flexibilidade
A faculdade híbrida também oferece uma flexibilidade, visto que as atividades e aulas online você pode organizar conforme a sua rotina.
Ou seja, com um curso de graduação híbrido você terá o melhor das duas modalidades em uma só faculdade.
E o diploma?
Agora, uma dúvida muito comum de quem está em busca de uma graduação é se o valor do diploma muda conforme a modalidade. E esse é um grande mito!
Na verdade, se o curso está regulamentado e segue todas as diretrizes do MEC (Ministério da Educação), se você fez a escolha por uma instituição que leva o Ensino Superior a sério, você só tem a comemorar. A modalidade do curso não é especificada no diploma.
A soma da modalidade que escolheu, com os diferenciais da instituição é sinônimo de sucesso profissional e uma vivência acadêmica incrível!
Lembre-se: o mais importante na hora de escolher uma delas é entender qual é o seu perfil e se atentar alguns pontos como, qualidade no ensino, professores qualificados, acesso ao mercado de trabalho, o incentivo a aulas e projetos práticos, entre outros.
E aí? Qual é a sua modalidade de graduação preferida?