Sempre que falamos de Terapia Ocupacional, lembramos da atuação do profissional com crianças com necessidades especiais, talvez uma das áreas mais difundidas. Porém, com o envelhecimento da população, outra oportunidade de especialização e atuação é o envelhecimento saudável.
Antes mesmo de saber como a Terapia Ocupacional pode contribuir com o aumento os idosos, vamos conferir alguns dados.
De acordo com o Censo Demográfico 2022, no mesmo ano, o número de pessoas com 65 anos ou mais, no Brasil, chegou a 10,9% da população, 22.169.101 pessoas. Isso representa uma alta de 57,4% se comparado com 2010, quando esse valor era de 7,4%, totalizando 14.081.477.
Como a Terapia Ocupacional atua no envelhecimento saudável?
Após avaliar os dados, podemos ter uma ideia de como o profissional de Terapia Ocupacional pode ter um excelente espaço de atuação com o público. A área desempenha um papel crucial no apoio ao envelhecimento saudável, contribuindo para que os idosos mantenham a independência, funcionalidade e qualidade de vida.
Vamos conferir algumas atividades da Terapia Ocupacional, no trabalho com idosos?
Avaliação
É função do terapeuta ocupacional realizar avaliação de habilidades físicas, cognitivas e emocionais dos idosos. Com base nas avaliações, os profissionais podem desenvolver planos personalidades para ajudar os idosos a superar os desafios.
Desenvolvimento de habilidades de segurança
Outra atividade proposta pelo terapeuta ocupacional ao público é ensinar estratégias para promover a independência dos idosos em suas atividades diárias, com segurança: uso de dispositivos de auxilio à mobilidade, adaptações do ambiente doméstico para prevenir quedas e o manejo adequado de medicamentos, por exemplo.
Mobilidade
Manter a mobilidade e flexibilidade é outra tarefa que o terapeuta ocupacional direciona para o público. Fortalecimento muscular e atividades de equilíbrio fazem parte dessa rotina, gerando no idoso a capacidade de realizar tarefas físicas com segurança e conforto.
Outras funções do profissional, como estímulo cognitivo, socialização e tecnologia assistiva contribuem com o desenvolvimento da independência do idoso, consequentemente, com um envelhecimento saudável.
Faculdade de Terapia Ocupacional em Presidente Prudente
Agora que você já conhece um outro importante campo de atuação do terapeuta ocupacional, sabe que essa é uma excelente área para seguir.
O melhor é que você encontra a faculdade de Terapia Ocupacional em Presidente Prudente, região que necessita de profissionais qualificados para atuarem na área.
O curso de Terapia Ocupacional da Toledo Prudente chegou de forma inovadora, unindo a teoria e a prática para a formação de um profissional completo, que atenda as necessidades do mercado de trabalho.
Com a duração de quatro anos, a graduação em Terapia Ocupacional conta com o compromisso de uma educação de qualidade e toda a infraestrutura da Toledo Prudente na sua formação profissional.
É hora de investir o seu futuro com a faculdade de Terapia Ocupacional da Toledo Prudente Centro Universitário.