Vantagens de fazer Vestibular no meio do ano
Se você ainda está no Ensino Médio, esta dica é para você! Provavelmente, você já ouviu falar dos famosos Vestibulares de meio de ano. Será que vale a pena tentar uma vaga fora da “época tradicional” do final do ano?
Para quem se pergunta se é uma boa ideia fazer um Vestibular no meio do ano, a resposta é sim! Vou te mostrar algumas vantagens de fazer a prova entre junho e julho (mesmo se você ainda estiver cursando o Ensino Médio, ok?).
Se liga no conteúdo!
Menos concorrência
É fato que a maioria das pessoas focam apenas nos Vestibulares de fim de ano. Isso significa que a quantidade de candidatos por vaga costuma ser menor. Menos gente disputando = mais chances para você!
Testar os conhecimentos
É muito comum que estudantes do 1º ou 2º anos do Ensino Médio queiram conhecer como é uma prova de Vestibular, sem estar “valendo”. Por isso, nós falamos que o vestibular de meio de ano é uma ótima oportunidade para quem quer ser “treineiro”.
É obvio que o processo do Vestibular para essa galera é o mesmo. Porém, você não tem o peso e a cobrança de ser aprovado com ótima colocação nessa fase.
Tranquilidade para planejar o futuro
Essa é uma das principais características dos Vestibulares de meio de ano. Ao ser aprovado no Vestibular, você pode começar a faculdade no segundo semestre (caso já tenha concluído o Ensino Médio), ou pode reservar a sua matrícula para o próximo ano.
Isso te dará mais controle sobre seu cronograma. Lembrando que, para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, o período do final de ano conta com grandes provas, como o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, que exigem um bom preparo e dedicação aos estudos.
Dicas extras
Aqui vão algumas dicas para você se dar bem nos vestibulares de meio de ano;
- Vestibulares de meio de ano costumam ter inscrições entre abril e junho;
- Acompanhe as redes sociais das instituições para não perder os prazos;
- Mantenha uma rotina de estudos.
Outras formas de ingresso
Além da prova presencial de Vestibular, você sabia que é possível ingressar e uma Instituição de Ensino Superior por meio de outras formas de ingresso? São elas: Vestibular Digital, Nota do ENEM, Transferência entre Instituições e Portador de Diploma.
E esse é assunto para um outro blog.
No final das contas, fazer o Vestibular de meio de ano, ou qualquer uma dessas outras formas de ingresso, é uma chance de outo para quem quer acelerar o futuro. E aí, que tal aproveitar essa oportunidade?
Deixe seu comentário