shutterstock_290493482-(1).jpg

Você saberia responder a esta pergunta?

O momento de escolher a futura profissão está sempre cercado de muitas dúvidas e questionamentos, não é? E se a gente resolve focar na área de construção civil, as dúvidas aumentam ainda mais.

Vejo muitos jovens se perguntando: Devo fazer Arquitetura ou Engenharia civil? As duas profissões parecem tão similares, não é mesmo?

O que as diferencia? Vamos lá!

As duas profissões são consideradas bastante similares, tanto que algumas atividades podem ser exercidas em comum por ambos os profissionais, mas devo reafirmar que também temos muitas diferenças.

Vamos conversar sobre elas?

A Arquitetura é onde tudo começa! Cabe a este profissional, gerar a ideia, seja ela de uma edificação, de uma área urbana ou de interiores. Há muitas pessoas que dizem que os arquitetos só podem fazer projetos de casas. E isso não é verdade!

O arquiteto pode e deve ter conhecimentos e competências para projetar qualquer tipo de edificação: portos, aeroporto, prédios, centros culturais, bibliotecas, casas, escolas, parques e praças.
Em qualquer tipo de projeto, resoluções e adaptações das questões como o espaço, a forma, as funções dentro do prédio, a iluminação, o conforto e a beleza, tudo isso é tarefa do arquiteto.
Em relação a formação do profissional, há também a questão das estruturas para permitir que na hora do projeto, o arquiteto considere a melhor opção, porém são os engenheiros os que têm mais habilidades e conhecimento para a gerência dos cálculos.

Sendo assim, após cada projeto finalizado, os arquitetos os encaminham para os engenheiros com o objetivo de fazerem os cálculos necessários para que aquela obra tenha sustentabilidade.

Depois de todos os projetos prontos, é hora da obra começar!

Nesse momento, as habilidades das duas profissões se mesclam pois, é possível que tanto o arquiteto como o engenheiro façam a direção, gerenciamento e o acompanhamento da obra.
Além dessa área de projeto, há algumas atividades que também são específicas do arquiteto como a área do urbanismo e de patrimônio que não podem ser exercidas pelos engenheiros.

Uma dica importante que pode impactar na escolha da sua futura profissão é a seguinte: Se você curte áreas ligadas à Arte, História, Criação, mas também tem habilidades com cálculos, você se encontrou!

Vem para a Arquitetura!

O que você está esperando?

Alunos de Arquitetura recebem troféu CONAMA

Topics: Arquitetura, Arquitetura e urbanismo