Você sabia que existem muitos filmes que retratam a vida de arquitetos famosos, sua rotina, obras e intervenções importantes?
Com a proximidade de dois feriados, que tal filmes que retratam a vida de arquitetos brasileiros? Aliás, você conhece algum?
Veja as indicações:
Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz
Por meio dele, podemos conhecer a trajetória de vida de um dos mais influentes arquitetos da arquitetura paulista.
Artigas tinha uma visão política de mundo que lhe rendeu muita dor de cabeça na vida acadêmica ficando afastado de suas atividades durante o período da ditadura.
Reconhecido por obras importantes como a Rodoviária de Jaú, o Estádio do Morumbi e o Edifício Louveira, sua obra mais aclamada é o próprio prédio da faculdade onde retoma suas atividades pouco antes de morrer.
A vida é um Sopro
Neste documentário além de ser possível conhecer diversas obras do arquiteto, como os prédios projetados em Brasilia, a Casa das Canoas, o Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro, podemos também conhecer sua forma de concepção.
Niemeyer , em falas, um tanto quanto cansadas, nos mostra como conseguiu revolucionar a Arquitetura Moderna com a inserção das curvas e suas coberturas em cascas repensando o uso do concreto armado.
Flores Raras
Nele, conta-se a história de amor entre uma arquiteta brasileira, responsável pelo projeto do Parque do Aterro do Flamengo na cidade do Rio de Janeiro, Lota de Macedo Soares e a escritora Elisabeth Bishop.
No filme, é possível conhecer o temperamento explosivo de Lota e em alguns momentos verificar a sua atuação profissional na concepção e supervisão da implantação do Parque.
Arquitetura, a transformação do espaço
O documentário de Walter Lima retrata em diferentes partes, momentos da Arquitetura brasileira e importantes profissionais protagonizam cada uma das divisões propostas pelo diretor.
E aí, se animou para estourar uma pipoca e passar o feriado em frente das telinhas?
Até a próxima semana!