Acesse nosso portal

Nesta semana, quero falar com vocês sobre alguns filmes que não são documentários e não abordam obras específicas.

Aliás, são filmes comuns que você pode encontrar inclusive no Netflix e que tem ligação com a vida profissional do arquiteto urbanista.

Então separa a pipoca e vamos lá!?
medianeras-buenos-aires-da-era-do-amor-virtual.jpg

Medianeiras: Buenos Aires na era do amor virtual
Esse filme retrata a vida de Martin e Mariana, que são vizinhos solitários isolados dentro de seus respectivos mundos. A narrativa traça um paralelo entre o planejamento urbano, estilos arquitetônicos, irregularidades estéticas e éticas da cidade e trata de um tema muito comum nos dias de hoje: a solidão.

SHOW-DE-TRUMAN-Foto4.jpg

O Show de Truman: O Show da Vida
Nele, é possível perceber como estamos perdendo nossa privacidade, mas ao mesmo tempo, o contato com os espaços públicos com inserção de novas tecnologias.
Vivendo em um mundo criado, Truman se vê preso às rotinas e de repente descobre que vive monitorado por câmeras e sua vida é transmitida pela TV. Nesse filme, questões de planejamento urbano e arquitetura são abordadas nos questionando até que ponto devemos projetar para além de nossas escolhas, ou aleatoriedade, ou desordem, em nome da ‘perfeição’.

photos-le-rebelle-006.jpg
Vontade Indômita
Uma discussão a respeito do individualismo e o coletivo onde um arquiteto se questiona enquanto profissional autônomo ao mesmo tempo que sua atuação faz parte da sociedade e tem seus reflexos na mesma. O protagonista, um arquiteto bastante arrogante e prepotente, vê um projeto seu se alterar a partir da interferência de pessoas influentes e também da vontade popular e faz de tudo para manter seus ideais.

E aí, curtiu?

Até a próxima semana, futuros arquitetos e urbanistas!


Topics: Arquitetura, Arquitetura e urbanismo, filmes de arquitetura, dicas de filmes sobre arquiteto

Júlia Fernandes

Written by Júlia Fernandes

Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog