exemplo landing.jpgSou da época do ICQ, Mirc e fotolog, internet discada 56kbps e MS-DOS. Pentium 486 era o Macbook da época e os jogos eram gravados em disquetes, sim, em disquetes (aposto que muitos que estão lendo este artigo não sabem o que é um disquete, se não sabem, busquem no Google).

Jamais imaginávamos, em meados de 1999 e 2000 – o bug do milênio – que iríamos chegar aonde chegamos, jamais imaginávamos que iríamos comprar e vender coisas pela internet de forma simples e rápida, como é hoje, jamais imaginávamos que existiriam tantas ferramentas de marketing voltadas apenas para o mundo digital, aplicativo para isso, aplicativo para aquilo, enfim, não imaginávamos nada antes do extinto ICQ, a revolução da comunicação instantânea nos anos 90.

Depois de muito rodar, chegamos à era quase 100% digital, aonde recebemos, por dia, cerca de 5.000 impactos de anúncios digitais de todos os tipos, tamanhos e cores, vindos de buscas orgânicas, anúncios patrocinados, web sites, redes sociais, dentre outros, fora os anúncios off line – jornal, TV, rádio, outdoor, etc.

Dentro deste universo de novas oportunidades digitais, a pergunta que não se cala é: qual a melhor maneira de encontrar o seu cliente, dentro da imensidão da internet, converter este cliente em venda e, por fim e mais importante, fidelizá-lo?
Dentre tantas ferramentas existentes no mercado, temos uma que hoje em dia se fala muito, mas há muito tempo atrás já se usava, principalmente fora do Brasil, as landing pages.

O que são landing pages?

São páginas únicas de entrada para um website, blog, e-commerce ou hot site, podem ser a promoção de um evento, a venda de um produto ou serviço, a divulgação de uma promoção ou divulgação de conteúdo como e-book, infográficos e apostilas, com objetivos – conversões como chamamos - vão desde um cadastro para formação de banco de dados e posterior relacionamento, até uma compra efetiva de um produto ou serviço.

O objetivo de uma landingpage é fazer com que o usuário entre direto naquilo que realmente deseja, sem precisar navegar por outras páginas que não interessa a ele, com isso a experiência que o usuário terá com sua marca pode ser mais agradável.

Como se chega a uma landing Page?

Através de anúncios via mídias sociais ou de redes de pesquisa – Google AdWords, por exemplo -, e-mail marketing, blogs ou anúncios de promoção de conteúdo dentro do próprio site da empresa anunciante.

Foco na ação – toda landing page deve ter um objetivo, e este objetivo estar claro, sem isso não conseguimos criar um designer de landing Page que chame a atenção.

Estar dentro de um modelo AIDA de ação (atenção, interesse, desejo e ação), uma landing tem que passar por estes processos.

Exemplos:

Qual sua importância na estratégia marketing de uma empresa?

As landingpages, como citado acima, tornam a experiência que o usuário tem com a sua marca mais agradável, leve e fácil, e isso pode trazer grandes benefícios a médio e longo prazo, dependendo do tipo de objetivo que você deseja com aquela landingpage.

A maioria das estratégias de marketing digital envolvem landingpages, por isso fique bem atendo a elas e todas as suas novidades.

Grande abraço, Felipe.

Assistir vídeo do curso