Marketing não é publicidade!
Tá, isso todos nós já sabíamos! Não?
A diferença é simples, enquanto na:
- Publicidade o profissional dedica seus esforços na construção da mensagem que será enviada aos consumidores,
- Os profissionais do MARKETING vão dirigir sua atenção para a análise do mercado, compreensão dos consumidores e processos de consumidor além do desenvolvimento de estratégias e suas aplicações.
Mas, a publicidade não tem nenhuma relação com o marketing, não são irmãos?
Tem sim, Claro, são primos!
O marketólogo, o departamento e o plano de marketing sempre irá considerar a publicidade e a propaganda.
Eles vão caminhar juntos o tempo todo, assim como, com o departamento de pesquisa e desenvolvimento para a criação de um novo produto ou serviço, o RH para o desenvolvimento da cultura organizacional, o departamento de logística para a criação de um diferencial competitivo, entre diversos outros.
Portanto, o marketing é como um polvo, está presente em diversos departamentos de uma empresa, mas com a cabeça em um único lugar: o mercado e suas dinâmicas.
Portanto, primos e não irmãos gêmeos.