Inicialmente é realizado a escuta inicial, e o profissional, por meio de uma abordagem diferenciada e humanizada identificada as demandas da população. Feito isso, os usuários são encaminhados às salas de atendimento, onde o Assistente Social juntamente a sua equipe técnica realiza uma abordagem detalhada da situação para assim realizar as intervenções necessárias considerando suas competências técnicas especificas.

assistente_social_defensoria.jpgO Serviço Social na Defensoria Pública, realiza suas intervenções com vistas a prevenção, promoção e garantiade acesso ao direito, tendo em vista as diversassituações de violação de direitos que chega à Defensoria.

Exemplificando: Atua nos atendimentos de negativa dos órgãos públicos para a concessão e atendimento da população para medicamentos; consultas; exames; cadeira de rodas; fraldas geriátricas; vagas nas escolas, creches; demandas de violência contra a criança, mulher, idoso; acolhimento institucional; entre outros.

O foco é a efetivação dos direitos sociais cujos canais de execução são as políticas públicas. Deste modo, sua intervenção profissional é direcionada por seu compromisso ético-político com a classe trabalhadora, com os interesses e luta coletivas da população usuária, e para a efetivação dos direitos e garantias derivados de conquistas históricas.

Destaca-se que a atuação do Assistente Social na Defensoria Pública tem por finalidade evitar a judicialização de direitos que já estão postos, mas não efetivados. Pois, devido sua capacidade articuladora, consegue intervir nas políticas públicas garantindo o acesso da população aos direitos até então violados e que seriam judicializados.

Assistir vídeo do curso

Topics: Serviço Social, Assistente Social, defensoria pública

Paloma Monique Campos Carneiro

Written by Paloma Monique Campos Carneiro

Assistente Social na Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Regional de Presidente Prudente, por meio do convênio com a Toledo Prudente Centro Universitário.