
Exemplificando: Atua nos atendimentos de negativa dos órgãos públicos para a concessão e atendimento da população para medicamentos; consultas; exames; cadeira de rodas; fraldas geriátricas; vagas nas escolas, creches; demandas de violência contra a criança, mulher, idoso; acolhimento institucional; entre outros.
O foco é a efetivação dos direitos sociais cujos canais de execução são as políticas públicas. Deste modo, sua intervenção profissional é direcionada por seu compromisso ético-político com a classe trabalhadora, com os interesses e luta coletivas da população usuária, e para a efetivação dos direitos e garantias derivados de conquistas históricas.
Destaca-se que a atuação do Assistente Social na Defensoria Pública tem por finalidade evitar a judicialização de direitos que já estão postos, mas não efetivados. Pois, devido sua capacidade articuladora, consegue intervir nas políticas públicas garantindo o acesso da população aos direitos até então violados e que seriam judicializados.
