blog_desenvolvimentohumano.jpgDiferente de muitas profissões que possuem um campo específico de trabalho, o Serviço Social atua em diversos campos, entre eles, políticas públicas, privadas ou do terceiro setor, devido à natureza de sua função social – intervir nas diversas expressões da questão social – Pobreza; Violência; Negligência; Desigualdade e Exclusão Social; Vulnerabilidades e Riscos Sociais, entre outras.

Sendo essas, não exclusivas do campo público, por expressarem demandas da realidade social do sujeito – público alvo de atendimento – estarão presentes onde os sujeitos estiverem.

Pois bem, se o Assistente Social atua com sujeitos de direitos e esses estão inseridos nos mais diversos campos e território de moradia e trabalho, o Serviço Social não atuará exclusivamente nas políticas públicas, mas sim, onde o sujeito e suas demandas sociais estiverem presentes.

Ah! Acredito que você esteja se questionando: Como o profissional atuará, então, no setor privado se tem por bandeira a luta de classes e nesta não há empate?

Valos lá, realmente, como o próprio CFESS/CRESS defende - Na Luta de Classes Não Há Empate – como, então, o profissional irá atuar em um campo empresarial que além do cumprimento de sua função social possui fins lucrativos e esses fins muitas vezes ocorrem pelo viés da exploração da classe trabalhadora?

Difícil, não é?! Mas vamos por partes.

Independente do campo de atuação, dos projetos políticos em disputa neste campo, o curso se posicionará em defesa da garantia de direitos dos sujeitos, no cumprimento e acesso aos programas, projetos e serviços que lhe garantam proteção social e qualidade de vida, conforme preconizam as legislações sociais.

Digamos que, em termos de melhor compreensão, o Serviço Social “são os olhos humanos” da empresa, por enxerga o que está por traz das situações de absenteísmo, desmotivação, baixo rendimento e produtividade, adoecimento do trabalhador, conflitos com a equipe de trabalho, comportamentos inadequados, entre outras expressões sociais presentes no interior das empresas.

Agora sim, chegamos no âmago da questão. Ao identificar as expressões da questão social presentes na realidade social dos trabalhadores, o Serviço Social através de competência teórica-metodológica, ética-política, técnica-operativa, irá fazer a leitura crítica da realidade, ultrapassar “achismos”, estereótipos e preconceitos e identificar o motivo que causa as referidas expressões e assim intervir na situação de forma profissional propondo alternativas de superação/transformação social daquela realidade identificada.

Exemplificando: Em uma situação em que o gerente da empresa relata elevado índice de absenteísmo de determinado colaborador, e aciona o Serviço Social, este iniciará um processo ético de identificação de dada realidade.

O profissional, pautado em uma dimensão crítica, utilizará dos meios que lhes são devidos, adequados ao caso (Estudo Social. Abordagem individual ou familiar. Visita domiciliar. Entrevista sociofamiliar. Articulação com a Rede de Serviços que acompanha o indivíduo; entre outras) para desmistificar a questão – absenteísmo elevado – e assim, propor alternativas que resolvam a situação de forma efetiva e não fragmentada, pontual.

Resumindo.... o Assistente Social no campo empresarial é aquele que acolhe, investiga, identifica, intervém, propõe, articula programas, projetos e serviços e acompanha as ações que garantam a efetividade de acesso ao direito do trabalhador corroborado nas legislações. Enfatizando o compromisso de sustentabilidade que as empresas têm assumido

E, qual o resultado de tudo isso?

Sem dúvida, benefícios para os dois. Empresa e Trabalhador ganham! A empresa por descobrir a raiz dos problemas sociais expressões pelos trabalhadores e assim obter melhores condições de saúde, motivação e desemprenho do Trabalhador. E este, por ter seus problemas sociais abordados de forma humana e trabalhados para a sua superação, transformação social.

Eu atuo no campo empresarial, amo e faço com compromisso ético minhas intervenções profissionais. Super indico a leitura de mais referências sobre o assunto caso queiram se aprofundar nesta discussão.

Assistir vídeo do curso

Topics: Serviço Social, Atuação, Empresarial