Você sabia que ao iniciar um curso de pós-graduação, o aluno já possui uma titulação?
E você sabe qual é?
Antes de mais nada, chamamos de pós-graduação o modelo de ensino ofertado para pessoas que já concluíram uma graduação, ou seja, já fizeram um curso superior.
No Brasil, os cursos de pós-graduação são divididos em Lato sensu (especialização e MBA) e Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado).
São cursos MBA ( Master in Business Administration ) os de formação de executivos na área de administração, estudando matérias de finanças, contabilidade, recursos humanos, marketing, entre outras.
Neste blog, nos referimos a especialização, que são os cursos lato sensu que informam, atualizam e capacitam os alunos, conferindo habilidades técnicas específicas sobre determinados temas, com programas atualizados sobre as mais diversas áreas de conhecimento.
Mas e daí, a partir do momento que um aluno inicia uma especialização, qual é sua titulação?
Vamos lá?
Ao começar as aulas da pós-graduação, o estudante poderá ser chamado de pós-graduando. Mas, ao finalizar o curso, que poderá ter duração de 1 a 2 anos, o aluno terá o título de pós-graduado ou especialista.
Por exemplo, se você está cursando uma pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil, durante todo o curso, poderá ter seus créditos como sendo pós-graduando em Direito Civil e Processo Civil.
Assim que a pós-graduação for finalizada por meio da sua aprovação, você passa a ser um especialista em Direito Civil e Processo Civil ou ainda, pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil.
Legal, não é?
Essas informações valem para formalização do seu currículo, mini currículo e apresentações formais no mercado de trabalho.
E aí, que tal uma pós-graduação para dar um up na sua carreira?