Coca-cola sem sombra de dúvida é um dos produtos mais adorados do nosso país, em todas as classes sociais, para homens e mulheres, mães e pais. Ou seja, uma marca muito poderosa, que conseguiu trabalhar muito bem os diversos aspectos que o marketing considera estratégico. O produto: Convenhamos, apesar de simples no caso da coca é simbólico, a praça: está presente em praticamente em todos os lugares (todos mesmo, você já percebeu que é possível comprar coca-cola em qualquer lugar?), o preço: não é caro para um refrigerante, no entanto tem um preço superior a maioria dos concorrentes e claro a promoção (a propaganda faz parte deste "p"). Essa eu não preciso nem comentar, preciso?
Sim é muito necessário. A empresa não só emite comunicação, mas também tem que tratar da comunicação emitida por outras partes do processo, pode ser o consumidor, ou outras organizações, vamos ver esse caso:
Recentemente um estúdio de animação criou um curta para refletir sobre o vício em Coca-Cola.
Coke Habit from Dress Code on Vimeo.
E ai, o que você faria se fosse o gestor de marketing da Coca-cola para resolver essa situação?
Pois é, as decisões que o profissional de marketing deve tomar não são simples.
Apesar de durante muito tempo trabalhar a marca e todos os aspectos do produto uma marca poderosa de nível mundial ainda tem que cuidar da sua marca para avaliar e decidir como se relacionar com ações como essas ações externas a organização.
Para que o profissional possa decidir ele precisa conhecer em detalhes todos os aspectos da marca e também do mercado, como o consumidor reage a ações como a animação e talvez como ele reagiria em relação a uma resposta da marca.
Para conhecer esses aspectos o departamento de marketing dedica muito tempo e muito trabalho para compreender todas essas relações, sempre prevendo uma eventualidade.
Vamos marketizar o mundo?