O surto do coronavírus, que já matou centenas de pessoas e deixou outras milhares infectadas, lotou hospitais em Wuhan, na China, epicentro da epidemia.

Uma saída, encontrada pelo governo chinês, foi a construção de dois grandes hospitais, em 10 dias. Isso mesmo! Essa é a Engenharia que salva vidas e surpreende pela rapidez.

O primeiro hospital entregue, o Huoshenshan, conta com mil leitos e foi entregue no dia 03 de fevereiro. No dia seguinte, os primeiros pacientes começaram a chegar para os atendimentos.

O segundo hospital, o Leishenshan, terá capacidade para 1,5 mil leitos e a previsão de entrega da obra é no dia 5 de fevereiro.

ap20033372936121

Obras de grande porte com tempo de construção, que ninguém pode negar, surpreendente! O grande desafio da Engenharia Civil, com certeza, é grande mobilização de trabalhadores, materiais e equipamentos. Um exemplo de agilidade e organização.

Engenheiros de todo o país foram recrutados para concluir a construção a tempo. E veja como é tamanha a obra. A primeira estrutura, de 25 mil metros quadrados, começou a ser erguida no dia 23 de janeiro.

Foram mais de 100 tratores e 4 mil trabalhadores que se revezaram em 3 turnos.

Mas como é possível que um empreendimento tão grande seja entregue em 10 dias? O governo coreano usa construções pré-fabricadas e módulo a módulo, os hospitais são montados como peças, que chegam de fábricas ou depósitos.

Incrível não é mesmo? É assim que a Engenharia de Civil se demonstra grandiosa e um campo importantíssimo para a contribuição à sociedade.

A construção foi tão surpreendente que a televisão estatal chinesa CCTV transmitiu, em tempo real, a evolução da obra.

huoshenshan-02

E olha que esta não é a primeira vez que o país desenvolve uma obra tamanha em tão pouco tempo. A China tem um histórico de construir arranha-céus com rapidez. As duas instalações foram construídas seguindo o modelo do hospital Xiaotangshan de Pequim. Este foi construído em 2003, em apenas uma semana, para receber os pacientes com SARS.

Independente da política ou economia, não podemos negar que esta é uma inspiração para o mundo da Engenharia. E você? Tem interesse nessa área? Já pensou contribuir com um empreendimento deste porte?

Pois é, o grande desafio da Engenharia Civil é formar profissionais com olhar para humanidade e dispostos a grandes desafios. Está preparado?


Fotos: Chinatopix/AP

SAIBA MAIS SOBRE ENGENHARIA
bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário