Hey, você...

Sim, você mesmo!

Sabe me dizer quanto tempo dura um curso livre? Uma semana? Um mês? Um ano?

giphy-12

Primeiramente e antes de mais nada, você sabe o que é um curso livre?

Os cursos livres são focados na capacitação, aperfeiçoamento, atualização e desenvolvimento de habilidades e competências de pessoas para o atual e concorrido mercado de trabalho.

Mas e aí, já descobriu quanto tempo dura um curso livre?

Vamos lá, eu te explico!

Cursos livres, em geral, possuem carga horária baixa e são focados em temas, áreas ou assuntos bastante específicos.

A resposta correta é depende. Na web, é possível encontrar cursos livres com duração de meses, horas e de até alguns minutos. Tudo vai depender do conteúdo a ser abordado, do aprofundamento realizado no assunto e do objetivo do curso.

Diversos temas podem ser abordados em cursos livres. Vamos lá?

Atualmente, muitos cursos livres são oferecidos tanto na modalidade presencial, quanto a distância.

Na modalidade EAD, ou seja, a distância, basta você procurar no Google. Com certeza vai encontrar cursos livres que abordam temas como tecnologia, inovação, culinária, fotografia, educação, gestão, inteligência artificial, negócios, comunicação, sustentabilidade, robótica, línguas, programação.

Ufa! E essa lista não acaba por aqui.

giphy (1)-1

É possível encontrar infinitas opções de cursos livres em diversas instituições de ensino superior.

Presencial ou a distância, qual a melhor opção?

Novamente, não existe uma resposta correta. Existem opções para atender diferenciados objetivos e perfis.

Sabe por quê?

Na modalidade presencial, ocorre o contato direto com o facilitador, mas há um limite de tempo e espaço para sua realização.

Já o online permite que os alunos estudem conforme sua disponibilidade de tempo, independentemente do espaço geográfico em que está inserido.

Qual é o seu perfil?

Independente do seu objetivo, é importante que na hora de escolher um curso livre para atualizar e ampliar o seu conhecimento, você fique atento a alguns quesitos muito importantes.

Vamos lá?

- Verifique se ao final do curso é oferecido um certificado ou algum documento que atesta a sua participação. Isso faz com que você dê um ‘plus’ no seu currículo;

- Antes de adquirir ou comprar o curso, cheque a programação de conteúdo que será apresentada. Vale a pena saber se os temas condizem com a sua necessidade e interesse;

- No caso do curso online, cheque por quanto tempo o conteúdo poderá ser visualizado, ou seja, qual o período para você concluir sua formação, afinal, ninguém merece perder o prazo, não é?

Uma última questão. O que difere os cursos livres dos demais?

Duvida_-_Vocacao
A primeira diferença é que os cursos técnicos, profissionalizantes e de pós-graduações precisam ter uma autorização prévia do Ministério da Educação (MEC) para funcionar e devem se adequar a algumas exigências do órgão oficial, como eixo temático e carga horária.

Já os cursos livres, por sua vez, ao contrário de outros níveis educacionais, não exigem idade mínima do aluno e basta o interessado se matricular a qualquer tempo em que o curso livre é oferecido, podendo até se qualificar para o mercado antes mesmo de ingressar, por exemplo, em um curso de ensino superior.

Veja opções de cursos de curta duração
bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário

Posts Recentes

Mais Acessados