Acesse nosso portal

O trabalho do Serviço Social e as demandas do Sistema Penitenciário

[fa icon='calendar'] 23/nov/2017 13:00:00 / by Jessica Ribeiro Gomes posted in Serviço Social, Sistema Penitenciário

[fa icon="comment"] 4 Comments

Vamos conhecer um pouco mais sobre a atuação do assistente social na área sociojuridica? Hoje, falaremos de outra área na Defensoria Pública: a Vara de Execuções Criminais.

As demandas atendidas pela equipe de Serviço Social na Vara de Execuções Criminais (VEC) na Defensoria Pública, referem-se às negligências vivenciadas pelos presos no âmbito prisional, dentre estas negligências podemos destacar o acesso à saúde, visto que as unidades prisionais se encontram superlotadas, o que agrava diversas patologias e também não possuem uma equipe mínima para atendimento das demandas referentes à saúde dentro da unidade, o que faz com que o preso tenha que se deslocar até unidades de saúde próximas ao município, processo este não tão simples, devido à situação de reclusão.
Read More [fa icon="long-arrow-right"]

Série: onde trabalham os assistentes sociais? - Parte 1

[fa icon='calendar'] 5/out/2017 13:01:00 / by Eduardo Couto posted in Serviço Social, Atuação, Sistema Penitenciário

[fa icon="comment"] 0 Comments

Sistema Penitenciário

O sistema penitenciário é um dos campos mais antigos de inserção do Serviço Social no Brasil, também sendo um campo de atuação que desempenha um certo “fascínio” nos alunos. Talvez isso seja até fácil de explicar. No Brasil, as pessoas presas são quase que exclusivamente advindas das classes sociais mais empobrecidas, assim como também a população penitenciária é composta na sua grande maioria de pessoas negras e pardas. Com essa realidade, não é difícil entender que a população usuária dos serviços de um assistente social serão aqueles que se colocam como “público alvo” das políticas penais do nosso País. Logo se pensa: o que o profissional de Serviço Social pode fazer em um espaço ocupacional como este? Como é sua ação cotidiana?

Read More [fa icon="long-arrow-right"]

Recent Posts

Inscreva-se em nosso blog