Áreas da tecnologia: confira 5 profissões de TI que estão em alta!

Tem interesse nas áreas da tecnologia? Então, fique ligado que vou te apresentar as 5 profissões de TI que estão em alta! A tecnologia está presente em diversos segmentos e empresas, o que a fez se tornar fundamental para o desenvolvimento, infraestrutura e gestão dos ambientes corporativos. Essa alta demanda abriu portas para várias áreas da informática.

Acompanhe comigo e saiba mais!

TI

1 – Engenharia de Dados

O engenheiro de dados é o responsável direto pelo processo de coleta dados de sistemas diversos, assim como aplicativos, plataformas e programas utilizados, diariamente, por empresas e pessoas.

A Engenharia de Dados tem o papel de repassar as informações para um servidor central para que os dados sejam investigados, analisados e mensurados pelo segmento de TI. O objetivo é fazer manutenções e alterações em produtos e serviços ofertados pelas organizações, proporcionando melhor satisfação dos usuários.

2 – Segurança da Informação

A Segurança da Informação visa adequar a infraestrutura de empresas e garantir que informações internas e externas sejam transmitidas e recebidas de forma segura e confidencial entre elas, clientes, fornecedores, parceiros, entre outros.

O analista de Segurança da Informação, além de ter entendimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), deve estar sempre atento às inovações voltadas às áreas da tecnologia, pois é preciso buscar atualizações e novas ferramentas para gestão de riscos e ameaças virtuais, aperfeiçoamento de sistemas criptografados e prevenção de problemas em redes.

3 – Business Intelligence

O gestor de Business Intelligence atua com um segmento da tecnologia que envolve a formulação de banco de dados otimizados para atender às demandas de cada negócio. Esses profissionais de TI podem trabalhar com marcas de varejo, corretoras, financeiras, empreiteiras, entre outras.

O foco é fornecer informações sobre clientes, concorrência de mercado, custos de produção, investimentos e outros temas que podem dar respaldo em tomadas de decisões, iniciativas, novos projetos e expansões.

4 – Engenharia de Software

A Engenharia de Software costuma ser bem presente em empresas, pois está entre as profissões de TI mais requisitadas. Este engenheiro fica à frente da produção de softwares usados nas mais diversas rotinas, como compras, jogos online, aulas remotas, edição de fotos e vídeos, acessos a plataformas de streaming e muito mais!

Além de criar essas ferramentas indispensáveis, eles também atuam para facilitar, e muito, a gestão de TI, pois auxiliam diretamente na interface e no layout para smartphones e tablets, manutenção de códigos e atualizações dos programas para os diferentes dispositivos.

5 – Infraestrutura e Cloud

O analista em Infraestrutura e Cloud tem sido fundamental para empresas e usuários de redes, que com a transformação digital e necessidade de armazenamento de dados, impulsionaram áreas da informática como esta.

Esse profissional atua com arquivamento, edição e compartilhamento de materiais nas nuvens. Por ser de extrema importância, a contratação de profissionais habilitados - e formados em Sistemas de Informação - é indispensável. Isso porque, essa área da Tecnologia da Informação, consequentemente, afeta a segurança, conexão de dados, redes internas e públicas de empresas.

TI 3

Faculdade de Sistemas de Informação

A faculdade de Sistemas de Informação será sua porta de entrada para seguir carreira nessas profissões de TI que estão em alta. Para garantir um bom retorno, tanto profissional quanto salarial, é preciso escolher uma instituição de ensino que te coloque em contato direto com as necessidades do mercado por meio de projetos, aulas práticas, atividades multidisciplinares e estágios.

A Toledo Prudente Centro Universitário se destaca por atender a todos esses requisitos. E, ainda, tem mais: os estudantes são estimulados a participarem de competições e grupos de estudos voltados à robótica e Inteligência Artificial, áreas que também estão em expansão.

Tenho certeza que depois dessas dicas e diversos campos de atuação, você também vai querer baixar conhecimentos com a Toledo Prudente!

Quer saber ainda mais sobre a Faculdade de Sistemas de Informação? Então, confira o vídeo abaixo: