DSC_8917

Você já deve ter percebido que a fase de fazer os vestibulares é bastante importante para seu futuro, certo?

source-1

Ops, não é desse futuro que eu me referia! Mas vamos, lá...

Passar em um vestibular exige não apenas foco, mas uma preparação específica para se dar bem nesse processo seletivo.

Antes de mais, nada, o que é Vestibular?

Essa é uma palavra bastante conhecida (e muitas vezes temida) para quem está no Ensino Médio, não é mesmo?

como se preparar para vestibular

Muita calma nessa hora, afinal, o vestibular ainda é uma das formas de seleção para o ingresso do candidato no Ensino Superior.

Se você ainda não fez nenhum vestibular, vou te explicar basicamente como ele funciona. Assim que abertas as inscrições, o candidato deve proceder a sua e no dia agendado pela instituição de ensino superior, realiza a prova juntamente com os demais candidatos inscritos.

Em algumas instituições de ensino, a prova do vestibular é aplicada em apenas um dia e já em outras, são realizadas diversas etapas, ocorrendo por meio de separação de área. Por exemplo, um dia de prova para a área de Exatas, outro para Língua Portuguesa, outro para uma redação e assim por diante.
Fica a cargo da faculdade escolher qual o melhor método de seleção para ingresso em seus cursos de ensino superior.

Mas, e a prova?

prova vestibular presidente prudente
A tão temida prova de Vestibular poderá abordar diversas áreas do conhecimento, mas engloba as matérias que o aluno aprendeu durante os três anos no Ensino Médio.

O formato da prova e o número de questões também poderá variar. Algumas instituições de ensino superior trazem provas com respostas de múltiplas escolhas ou ainda discursivas.

Falando nisso, preparei para você 10 dicas mega valiosas que vão te ajudar na organização e preparação para se dar bem no vestiba.

Vamos lá?

1- Qual vestibular você vai prestar? Leia o edital do processo seletivo com muita atenção, pois ele traz quais são as matérias e conteúdos que serão cobrados na prova. Isso te ajuda a organizar seu cronograma de estudos para não deixar nada que será importante, de lado;

2- Organize um cronograma com rotina de estudos. Agora que você já conferiu o que vai cair na prova, poderá com mais clareza organizar um cronograma de estudos contendo dias, horários e o que estudar. Organização é bastante fundamental para você conseguir revisar todo o conteúdo;

3- Dê prioridade para os assuntos ou matérias que você possui dificuldade. É verdade! Na produção desse cronograma, dê mais tempo e atenção para as disciplinas que você possui maior dificuldade;

4- Vai estudar sozinho? Em grupo? Com amigos? Ou está fazendo um cursinho? Independentemente de como vai realizar as tarefas, é importante que você se empenhe ao máximo nas leituras, resoluções de questões e discussões sobre as disciplinas abordadas;

5- Caso tenha optado por estudar sozinho ou se inscrever em um cursinho, não deixe de complementar tudo com estudos em grupos. Sabe por quê? Com foco, a técnica de estudos em grupo fará com que você já vá se acostumando com essa forma de ‘trabalho’, bastante valorizada pelo mercado de trabalho;

6- Conheça e faça as provas anteriores da faculdade que você escolheu. Isso é importante para que você veja quais conteúdos foram abordados e já se familiarize com o processo seletivo;

7- Não se esqueça da redação. Alguns candidatos ficam tão preocupados em separar as disciplinas para o plano de estudos e acabam se esquecendo que a maioria das faculdades solicitam a produção de uma redação. Inclua a redação na sua rotina de preparação e para uma excelente produção, tenho uma dica especial sobre isso;

8- Atualização é a palavra. Estar antenado com tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo é de extrema importância. Muitos temas de redação englobam temas que estão em plena repercussão na mídia e claro, para escrever bem sobre o assunto, você precisar saber sobre e ter um posicionamento a respeito;

9- Livros ou internet? Alguns jovens relatam que preferem consumir conteúdos da internet, ao invés de ler livros com inúmeras páginas. A internet é bacana, pois a velocidade da informação ajuda na questão de atualização dos conteúdos, mas, atente-se para saber se os sites que você está buscando são confiáveis e possuem informações corretas. Afinal, de nada adiantará estudar bastante, mas com conteúdo errado ou incompleto, correto?

10- Foco nos estudos, mas também em sua saúde. Sabe por quê? Para você se dar bem no vestibular, além de ‘manjar’ os conteúdos pedidos, precisará estar com a saúde em dia. Alimente-se bem, beba bastante líquido, divirta-se e acima de tudo, procure relaxar nos dias que antecedem a prova, pois muitas vezes a tensão poderá prejudicar o seu desempenho na hora da prova.

E aí, curtiu as dicas?

Então, é hora de coloca-las em prática, pois em breve, quero ver o seu nome na lista dos aprovados, viu! Aproveita e depois, me conte como vai sua rotina de estudos e claro, compartilha sua experiência com a gente!

aprovados vestibular prudente

Até a próxima e... boa sorte!

Faça Vestibular Toledo Prudente